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A importância de praticar exercícios físicos em cada fase da vida

Benefícios dos exercícios físicos variam conforme a idade

(Foto: Jr. Panela)
(Foto: Jr. Panela)

Praticar exercícios físicos desde cedo, como correr, brincar e praticar esportes, é importante para o fortalecimento dos ossos e músculos. Além de melhorar a coordenação motora e a saúde cardiovascular, essa prática está associada a um melhor desempenho acadêmico, maior concentração e redução dos níveis de estresse e ansiedade. Segundo o profissional de Educação Física do Sesc Fortaleza, Khalil Tavares, “Praticar exercícios físicos quando criança pode trazer benefícios no desenvolvimento físico, motor e intelectual, além de promover a socialização e dar suporte no combate à obesidade”.

Atividade Física na Juventude

Para adultos jovens, entre 20 e 40 anos, o exercício físico é essencial para a manutenção da saúde e prevenção de doenças crônicas. Então praticar exercícios regularmente ajuda a controlar o peso, reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Atividades como musculação, corrida, ciclismo e esportes em equipe não só melhoram a aptidão física, mas também contribuem para o bem-estar emocional, reduzindo sintomas de depressão e ansiedade e promovendo uma melhor qualidade de sono.

Manutenção na Meia-Idade

Entre os 40 e 60 anos, a prática de exercícios físicos é essencial para a manutenção da flexibilidade, força e equilíbrio. Logo, com o envelhecimento, a perda de massa muscular e densidade óssea é uma tendência natural. Consequentemente, exercícios como yoga, pilates e treinos de resistência ajudam a aliviar esses efeitos. Portanto, manter-se ativo é fundamental para a saúde cardiovascular e para a gestão de condições como hipertensão e colesterol elevado. Além disso, exercícios regulares promovem a saúde mental, combatendo o estresse e melhorando a qualidade do sono, afetada por mudanças hormonais nesta fase da vida.

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Khalil Tavares reforça: “Na fase adulta, o exercício físico se mantém importante não somente no quesito de manutenção de saúde e qualidade de vida, mas também como ferramenta de prevenção para diminuição de riscos de doenças crônicas, cardiovasculares e metabólicas”.

Exercícios na Terceira Idade

Já para os idosos, o exercício físico continua sendo uma componente crucial para um envelhecimento saudável. Exercícios leves a moderados, como caminhadas, hidroginástica e alongamentos, ajudam a manter a mobilidade, prevenindo quedas e fraturas. Além dos benefícios físicos, a prática regular de exercícios pode melhorar a saúde mental, reduzindo os sintomas de depressão e ansiedade e ajudando a preservar a função cognitiva. Como também, exercícios em grupo oferecem oportunidades de socialização, combatendo o isolamento social e promovendo um senso de comunidade, vital para a saúde emocional e a qualidade de vida nessa etapa da vida.

Leia também: Saúde integral: em busca de uma qualidade de vida plena

O professor Khalil destaca: “Para pessoas idosas, em especial, o exercício físico passa a ser ainda mais primordial para promover segurança e autonomia, além de preservar e manter as capacidades físicas e funcionais do idoso”.

(Foto: Jr. Panela)
(Foto: Jr. Panela)

Dia do Desafio no Sesc

Nesta quarta-feira, 29 de maio de 2024, o Dia do Desafio chega à sua 30ª edição, convocando pessoas a trocar o sedentarismo por uma vida saudável. A campanha, abraçada pelo Sesc Ceará, envolve instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina. Este ano a programação gratuita ocorre nas unidades do Sesc e em diversos espaços públicos de cidades como Fortaleza, Caucaia, Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Sobral, Ibiapina, São Gonçalo do Amarante, Quixeramobim, Crateús, Aracati e Tabuleiro do Norte. Como também outros 172 municípios do Ceará participam através de parcerias.

Serviço

Dia do Desafio (Ceará) – 30ª edição
Data: 29 de maio de 2024
Confira a programação completa das 12 cidades CLICANDO AQUI!

Os benefícios dos exercícios físicos são variados e impactam positivamente a saúde e o bem-estar em todas as fases da vida. Manter uma rotina ativa é essencial para viver com qualidade e disposição.

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