Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Ibovespa fecha em alta de 1,23% com avanços em commodities

Bolsa brasileira é impulsionada por Vale, Petrobras e decisão do BCE

Ibovespa - Copom
(Imagem: divulgação/Ibovespa)

Nesta quinta-feira (6), o Ibovespa fechou em alta de 1,23%, atingindo 122.898,80 pontos. O desempenho positivo do setor de commodities impulsionou principalmente a bolsa brasileira, com destaque para as ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4).

A valorização das commodities teve um papel fundamental na alta do índice. As ações da Vale subiram 1,39%, beneficiadas pelo aumento do preço do minério de ferro. Outras mineradoras, como CSN (CSNA3), CSN Mineração (CMIN3) e Gerdau (GGBR4), também registraram ganhos, fechando com altas de 1,84%, 4,93% e 0,23%, respectivamente.

O setor de petróleo também contribuiu para o bom desempenho do Ibovespa. As ações preferenciais da Petrobras avançaram 0,47%. As junior oils, 3R Petroleum (RRRP3) e PetroRecôncavo (RECV3), subiram 1,02% e 1,47%, respectivamente, acompanhando a alta do preço do petróleo no mercado internacional.

Publicidade

A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir os juros em 0,25% também influenciou positivamente os mercados. Christine Lagarde, presidente do BCE, afirmou que a inflação deve se aproximar da meta no segundo semestre deste ano, o que ajudou as bolsas europeias a operarem em alta, refletindo positivamente no mercado brasileiro.

Varejistas em destaque

No setor varejista, a Lojas Renner (LREN3) se destacou ao subir 3,80%, após o Banco Citi elevar a recomendação das ações para compra, apesar de uma redução no preço-alvo. Outras empresas do setor, como Magazine Luiza (MGLU3) e Arezzo (ARZZ3), também fecharam em alta, com 4,18% e 0,35%, respectivamente.

Em contrapartida, a Braskem (BRKM5) foi o destaque negativo do dia, encerrando com uma queda de 4,12%. Sendo assim, a empresa foi impactada por fatores específicos que não acompanharam a tendência de alta do mercado.

Leia mais:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado