Publicidade

Ganhos das ações da Europa foram impulsionados pela inflação dos EUA

Ações sobem com expectativa de corte de juros nos EUA

Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)
Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China - Europa - N
Veja o desempenho dos mercados financeiros da Europa. (Imagem: Pixabay)

As ações da Europa ampliaram os ganhos nesta quinta-feira (11), impulsionadas por balanços positivos e dados de inflação dos Estados Unidos mais fracos do que o esperado. Os fatores fortaleceram a expectativa de um possível corte na taxa de juros em setembro pelo Federal Reserve, o que animou os mercados.

O índice europeu STOXX 600 encerrou o dia em alta de 0,6%, ligeiramente abaixo da máxima de duas semanas registrada mais cedo na sessão. O desempenho foi impulsionado por relatórios corporativos favoráveis e pela perspectiva de um afrouxamento monetário nos EUA.

Inflação nos EUA

Em junho, os preços ao consumidor dos EUA caíram pela primeira vez em quatro anos. Então, refletiu uma diminuição nos custos da gasolina e aluguéis. A tendência de desinflação reforçou as expectativas de que o Federal Reserve poderia cortar a taxa de juros em setembro.

Os setores imobiliário e de serviços públicos foram os que mais contribuíram para a alta do índice de referência. Além disso, o índice STOXX 200, que reúne empresas de pequena capitalização, superou o desempenho das grandes empresas, com um aumento de 1,1%.

Os mercados monetários já precificam uma chance de mais de 85% de um corte na taxa de juros dos EUA em setembro, o que tem estimulado o otimismo entre os investidores europeus.

Bolsas de Valores da Europa

Em Paris, as ações francesas subiram 0,7%, lideradas pelo avanço de 5,5% da Vivendi. A empresa, que é um grupo de mídia, está explorando uma cisão e uma possível listagem em Londres para a unidade TV Canal+. Contudo, na Inglaterra, a empresa britânica de água Pennon saltou 9,6% após nomear Laura Flowerdew como a nova diretora financeira.

Abaixo está um resumo do desempenho dos principais índices da Europa:

  • Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,36%, atingindo 8.223,34 pontos.
  • Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,69%, para 18.534,56 pontos.
  • Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,71%, chegando a 7.627,13 pontos.
  • Em Milão, o índice Ftse/Mib teve uma valorização de 0,03%, fechando em 34.318,11 pontos.
  • Em Madri, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,89%, totalizando 11.170,00 pontos.
  • Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,89%, atingindo 6.802,21 pontos.
M Dias Branco conteúdo patrocinado