Anúncio SST SESI

Estudo avalia serviços públicos nas capitais e sugere melhorias para novos prefeitos

Estudo compara serviços públicos nas capitais do Brasil e sugere melhorias a novos prefeitos
Estudo compara serviços públicos nas capitais do Brasil e sugere melhorias a novos prefeitos
Pixabay

A cada quatro anos, a população dos mais de 5 mil municípios brasileiros vai às urnas para eleger novos prefeitos e prefeitas para um próximo quadriênio. Pensando nisso, um estudo da Agenda Pública criou um relatório que compara os serviços públicos das capitais brasileiras. Mas não para por ai. Pois a ONG (Organização Não Governamental) identificou problemas, bem como possíveis soluções para os novos prefeitos.

Organizada em cinco capítulos, um para cada região do Brasil, a coleção “Evidências para Aprimorar os Serviços Públicos” examina vários indicadores em seis áreas principais: educação, saúde, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade e gestão da qualidade, avaliando cada capital do país.

Quais serviços públicos foram comparados?

A Agenda Pública realizou um levantamento para promover o desenvolvimento sustentável e aprimorar os serviços públicos no Brasil. Segundo Sergio Andrade, diretor-executivo, o estudo identifica vulnerabilidades e oportunidades para orientar gestores municipais, analisando mais de 40 indicadores em diversas áreas.

Atribuíram-se notas de 0 a 10 para cada capital, com base em dados oficiais, mas também em pesquisa de opinião de 2023 com 3.000 moradores das dez maiores capitais, que avaliaram a qualidade dos serviços municipais.

Curitiba lidera ranking de serviços públicos

O levantamento atribuiu notas de 0 a 10 para serviços públicos em cada capital brasileira, combinando dados oficiais com uma pesquisa de opinião realizada com mais de 3.000 moradores das dez maiores capitais.

Os resultados constam do site gestaopublica.org.br, com filtros por cidade, região e área. Os cinco relatórios detalham análises regionais, enfatizando comparações entre cidades semelhantes. Curitiba, Palmas e Vitória lideram o ranking geral, mas a análise sofreu adaptação para levar em conta as diferenças regionais entre as capitais.

Transição de governo para Novos prefeitos

O material elaborado visa apoiar debates nas eleições municipais e transições de governo com base em dados concretos. Além disso, busca promover a aplicação da Lei 13.460, que exige a avaliação dos serviços públicos e favorece a inovação e transparência. No entanto, a pesquisa de opinião destacou que a gestão da qualidade — abrangendo transparência e digitalização — e a mobilidade foram as áreas com piores avaliações nas capitais, apontando a necessidade de melhorias nessas dimensões.

Foto de Allan Ricardo

Allan Ricardo

Allan Ricardo é jornalista formado pelo Centro Universitário Estácio Brasília, com experiência em produção jornalística para portais de notícias. Atuou no Portal Nucom e no Metrópoles, com foco na cobertura de política, economia e negócios. No Economic News Brasil, produz análises e conteúdos informativos sobre finanças, mercado e tendências econômicas.

Mais lidas

Últimas notícias