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Transporte coletivo é a solução mais eficiente para a descarbonização, diz Dimas Barreira

Em entrevista ao Economic News Brasil, Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus) destaca que os carros geram 45% das emissões, enquanto os ônibus representam apenas 5%. Barreira também aborda a importância de investimentos em infraestrutura para melhorar a sustentabilidade do transporte coletivo. Descubra como isso pode transformar a mobilidade urbana!
Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus, em entrevista sobre transporte coletivo sustentável.
Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).

Em entrevista ao Economic News Brasil, Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e membro do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), destacou o transporte coletivo como uma solução eficaz para reduzir as emissões de carbono nas cidades. Segundo ele, além de ser uma alternativa sustentável, o transporte coletivo melhora a qualidade de vida urbana e promove inclusão social.

A descarbonização é uma prioridade global, e o transporte coletivo se destaca como uma das melhores opções para alcançar esse objetivo. Dimas também ressaltou a importância de políticas públicas que incentivem o transporte público, além da necessidade de investimentos em infraestrutura e renovação de frota.

ENB: Como o transporte coletivo pode realmente contribuir para a descarbonização das cidades brasileiras?

Dimas Barreira: O transporte coletivo é uma solução prática para reduzir as emissões de carbono. Atualmente, os ônibus são responsáveis por apenas 5% das emissões de CO2 no setor de transporte, enquanto os carros de passeio representam 45%. Isso mostra que incentivar o uso de ônibus em vez de veículos particulares é uma maneira eficiente de descarbonizar as cidades. Além disso, o transporte público já tem um impacto ambiental menor e, com novas tecnologias, pode se tornar ainda mais sustentável.

ENB: O uso de carros elétricos tem sido amplamente discutido como uma alternativa para a redução de emissões. Como você compara essa solução com o transporte coletivo?

Dimas Barreira: Os carros elétricos são importantes, mas não são a solução definitiva. No Brasil, a geração de energia ainda causa emissões. Trocar veículos a combustão por elétricos ajuda, mas o impacto não será tão grande quanto o uso do transporte coletivo. Um ônibus, mesmo movido a diesel, emite menos carbono por pessoa do que um carro elétrico. A prioridade deve ser o transporte público, que já é uma solução mais eficiente para a descarbonização.

ENB: O transporte público gratuito é uma tendência em algumas cidades. Quais resultados práticos já foram observados?

Dimas Barreira: Em cidades como Caucaia e Maracanaú, que zeraram as tarifas, o número de passageiros nos ônibus quintuplicou. Isso mostra o potencial do transporte coletivo acessível para atrair mais usuários e reduzir as emissões. Além disso, ele melhora a mobilidade urbana, reduz o trânsito e promove maior inclusão social, especialmente para as populações de baixa renda.

ENB: Quais são os maiores desafios para o transporte público se tornar ainda mais sustentável?

Dimas Barreira: O principal desafio é competir com o transporte individual. No Brasil, incentivos fiscais para carros prejudicam o crescimento do transporte coletivo. Para que ele seja mais sustentável, é necessário investir em frotas modernas, como ônibus movidos a combustíveis limpos. Políticas públicas que promovam o uso do transporte público também são fundamentais para tornar o sistema mais eficiente e sustentável.

O transporte coletivo é uma solução chave para a descarbonização das cidades brasileiras.

“Como destacou Dimas Barreira, além de ser mais sustentável, transporte coletivo tem o potencial de melhorar a mobilidade urbana, promover inclusão social e contribuir para o desenvolvimento econômico. Com políticas públicas adequadas e investimentos, ele pode ser a base para um futuro mais limpo e com responsabilidade ambiental”, comentou Jackson Pereira Jr., articulista de economia e negócios do Economic News Brasil, sobre a entrevista de Dimas Barreira.

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