Em entrevista ao Economic News Brasil, Dimas Barreira, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e membro do Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), destacou o transporte coletivo como uma solução eficaz para reduzir as emissões de carbono nas cidades. Segundo ele, além de ser uma alternativa sustentável, o transporte coletivo melhora a qualidade de vida urbana e promove inclusão social.
A descarbonização é uma prioridade global, e o transporte coletivo se destaca como uma das melhores opções para alcançar esse objetivo. Dimas também ressaltou a importância de políticas públicas que incentivem o transporte público, além da necessidade de investimentos em infraestrutura e renovação de frota.
ENB: Como o transporte coletivo pode realmente contribuir para a descarbonização das cidades brasileiras?
Dimas Barreira: O transporte coletivo é uma solução prática para reduzir as emissões de carbono. Atualmente, os ônibus são responsáveis por apenas 5% das emissões de CO2 no setor de transporte, enquanto os carros de passeio representam 45%. Isso mostra que incentivar o uso de ônibus em vez de veículos particulares é uma maneira eficiente de descarbonizar as cidades. Além disso, o transporte público já tem um impacto ambiental menor e, com novas tecnologias, pode se tornar ainda mais sustentável.
ENB: O uso de carros elétricos tem sido amplamente discutido como uma alternativa para a redução de emissões. Como você compara essa solução com o transporte coletivo?
Dimas Barreira: Os carros elétricos são importantes, mas não são a solução definitiva. No Brasil, a geração de energia ainda causa emissões. Trocar veículos a combustão por elétricos ajuda, mas o impacto não será tão grande quanto o uso do transporte coletivo. Um ônibus, mesmo movido a diesel, emite menos carbono por pessoa do que um carro elétrico. A prioridade deve ser o transporte público, que já é uma solução mais eficiente para a descarbonização.
ENB: O transporte público gratuito é uma tendência em algumas cidades. Quais resultados práticos já foram observados?
Dimas Barreira: Em cidades como Caucaia e Maracanaú, que zeraram as tarifas, o número de passageiros nos ônibus quintuplicou. Isso mostra o potencial do transporte coletivo acessível para atrair mais usuários e reduzir as emissões. Além disso, ele melhora a mobilidade urbana, reduz o trânsito e promove maior inclusão social, especialmente para as populações de baixa renda.
ENB: Quais são os maiores desafios para o transporte público se tornar ainda mais sustentável?
Dimas Barreira: O principal desafio é competir com o transporte individual. No Brasil, incentivos fiscais para carros prejudicam o crescimento do transporte coletivo. Para que ele seja mais sustentável, é necessário investir em frotas modernas, como ônibus movidos a combustíveis limpos. Políticas públicas que promovam o uso do transporte público também são fundamentais para tornar o sistema mais eficiente e sustentável.
O transporte coletivo é uma solução chave para a descarbonização das cidades brasileiras.
“Como destacou Dimas Barreira, além de ser mais sustentável, transporte coletivo tem o potencial de melhorar a mobilidade urbana, promover inclusão social e contribuir para o desenvolvimento econômico. Com políticas públicas adequadas e investimentos, ele pode ser a base para um futuro mais limpo e com responsabilidade ambiental”, comentou Jackson Pereira Jr., articulista de economia e negócios do Economic News Brasil, sobre a entrevista de Dimas Barreira.










