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Ascensão dos hubs de inovação no ecossistema brasileiro

(Foto: Vanessa Loring/Pexels)

Em uma década, os hubs de inovação tornaram-se peças-chave no cenário empreendedor brasileiro, evoluindo ao lado dos desafios enfrentados pelas startups. O ecossistema de startups brasileiro está em ascensão. Os números mostram um crescimento de 12 mil startups em 2019 para mais de 16 mil atualmente. Paralelamente, o país viu um boom nos hubs de inovação, totalizando 54, sendo 43 somente em São Paulo. Entre os mais influentes, segundo a plataforma Sling Hub, estão Cubo Itaú, Inovabra, Liga Ventures e Google For Startups.

Esses hubs não são apenas espaços de coworking. Eles servem como catalisadores para o fomento de conexões vitais entre startups, investidores, corporações e, ocasionalmente, instituições acadêmicas. Embora sejam acessíveis, passar por seus processos seletivos é uma espécie de reconhecimento de qualidade para as startups.

Eduardo Fuentes, head de Research do Distrito, em publicação da Época Negócios, enfatizou o papel dos hubs no ecossistema empreendedor: “O ecossistema tem muitas engrenagens, e os hubs são uma delas”. O Distrito, por exemplo, começou como um hub em 2018 e agora se posiciona como uma plataforma de inovação para grandes empresas.

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Felipe Sotto-Maior, Senior Manager Business Architect no Nubank, vê os hubs como “centros de gravidade” para a inovação. Ele compartilha sua experiência pessoal, tendo fundado a Vérios, uma startup que passou por vários hubs antes de ser adquirida em sequência pela Easynvest e posteriormente pelo Nubank.

Além de fornecer espaços de trabalho, os hubs também promovem a integração através de diversas iniciativas. Estas vão desde a elaboração de catálogos de startups para auxiliar investidores em suas pesquisas, até a realização de eventos como workshops, palestras e hackathons, criando assim um ambiente propício para a inovação e colaboração.

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