Com o objetivo de preparar o comércio do setor de Bens, Serviços e Turismo do Ceará para um consumo ético, responsável e seguro, o Senac Ceará e a Associação Cearense de Defesa do Consumidor (Acedecon) deram início ao projeto Comércio Amigo do Consumidor, na última segunda-feira (13).
O projeto engloba campanha educativa, workshops gratuitos e remotos para trabalhadores e gestores do comércio, além de reconhecimento com a placa “Comércio Amigo do Consumidor”. O lançamento oficial aconteceu durante o III Congresso Acedecon de Direito do Consumidor, no dia 05 de outubro, no Senac Aldeota.
“Nesse projeto, vamos estimular a harmonia e o equilíbrio nas relações de consumo no Ceará. Empresários e clientes precisam caminhar cada vez mais em sintonia para que, em nosso Estado, nós tenhamos uma melhoria no comércio e novas oportunidades de negócios”, destaca o presidente da Acedecon, Thiago Fujita.
Workshops gratuitos para trabalhadores do comércio
Os workshops do projeto Comércio Amigo do Consumidor serão realizados de 13 de novembro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024. O público-alvo são os trabalhadores e gestores do comércio do setor de Bens, Serviços e Turismo do Ceará. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário e fornecer o CNPJ da empresa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site lp.ce.senac.br/comercio-amigo-do-consumidor.
Os cursos foram planejados pelo Senac e os instrutores da Acedecon vão ministrar as aulas. As aulas serão on-line, mas também será disponibilizada matéria complementar na plataforma de ensino. No total, cinco temas serão abordados: Simplificando o Direito do Consumidor para Empresas, Direito do Consumidor para Empresas no Comércio Eletrônico, Direito do Consumidor no Mercado de Varejo, Direito do Consumidor para Fornecedores do Ramo de Serviços e Direito do Consumidor para Fornecedores do Setor de Eventos, Turismo e Hotelaria.
“As empresas que se engajarem estarão caminhando no sentido de se atualizarem para lidar com as novas demandas dos consumidores. Durante os workshops, serão orientadas e sensibilizadas quanto à ética na relação de consumo, prevenindo conflitos e evitando responsabilidades indevidas e prejuízos futuros”, explica a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra.
Ela complementa: “Dessa forma, a Acedecon e o Senac vão contribuir para a melhoria do desempenho do consumo no Estado, garantindo que as empresas atuem de forma mais eficiente e respeitosa com os direitos dos consumidores”.
Mais informações e inscrições: lp.ce.senac.br/comercio-amigo-do-consumidor