Culinária sertaneja do Ceará em destaque na Semana de Gastronomia Regional de Brasília

Foto: Alexandre Brum

Vem aí mais uma edição da Semana de Gastronomia Regional, evento que oferece aos apreciadores da boa comida uma viagem pela história e pela culinária de cada estado brasileiro. Desta terça-feira, 21, até a quinta-feira, 23, o encontro que tradicionalmente é sediado no Rio de Janeiro desembarca em Brasília-DF, sob o tema “A cultura sertaneja do Ceará”. 

Por lá, a equipe de chefs do Senac Ceará, em colaboração com o instrutor Felipe Lustosa, levará ao público um cardápio que celebra a identidade gastronômica da região do Cariri. 

Tendo como sedes os restaurantes-escola da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e no Senac Downtown da CNC, o encontro é momento para os Departamentos Regionais do Senac apresentarem suas respectivas riquezas gastronômicas locais. “Essa é uma grande oportunidade para fortalecer e apresentar o trabalho do Senac Ceará enquanto escola profissional, ao mesmo tempo em que nos enche de orgulho por saber que todos terão o prazer de saborear as delícias criadas pelos nossos talentosos chefs”, comenta a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra.

Para a equipe de chefs do Senac Ceará, a proposta consiste em levar um pedaço da cultura sertaneja através de sua culinária, resultado da fusão de elementos diversos, misturando ingredientes e influências culturais. Nela, por exemplo, são incorporados o tempero tradicional português com influências árabe, moura e sarracena, além de ingredientes indígenas como macaxeira, milho e batatas e elementos de origem africana.

Sobre o evento
Durante os três dias, os participantes terão a oportunidade de desfrutar um menu composto por prato principal e sobremesa, elaborado com ingredientes tipicamente regionais de forma inovadora e criativa. 

O evento terá ainda uma ação educacional na quinta-feira, 23, no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac (CEAG), numa aula demonstrativa ministrada pelo instrutor Felipe Lustosa, na qual ele ensinará duas receitas – uma salgada e uma doce.

Ponto culminante em junho
Uma diversidade de ingredientes e influências culturais torna a culinária sertaneja – especialmente a cearense – uma verdadeira celebração da riqueza cultural e gastronômica da região. Altamente sazonal, a culinária do Nordeste atinge seu auge durante a colheita e as festas juninas, revelando pratos como o célebre baião de dois, que combina carne, leite, milho, macaxeira, feijão e arroz. 

Serviço:

Semana da Gastronomia Regional

Data: De 21 a 23 de novembro de 2023

Onde: Brasília-DF

Horários: Das 12h às 15h (almoço) / Das 19h15 às 20h30 (aula-show)

 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira, 21/11

Local: Restaurante-Escola Senac Downtown DF (serviço à la carte)

Horário: Das 12h às 15h

Quarta-feira, 22/11

Local: Restaurante-Escola Câmara dos Deputados – Anexo IV, 10° andar (buffet)

Horário: Das 12h às 15h

Quinta-feira, 23/11

Local: Restaurante-Escola Senado Federal (serviço à la carte)

Horário: Das 12h às 15h

 

Aula-show: “A Cultura Sertaneja do Ceará”

Data: 23 /11

Local: Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac – CEAG

Horário: Das 19h15 às 20h30

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado