Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

PIX registra novo recorde com 206,8 milhões de operações

Pix alcança 206,8 milhões de operações diárias

pix eleva pib
PIX registra novo recorde com 206,8 milhões de operações. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Na última sexta-feira (7), o Banco Central anunciou que o PIX atingiu um novo recorde, registrando 206,8 milhões de operações em um único dia. Sendo assim, o número quebrou o recorde anterior de 201,6 milhões de transações, alcançado em 5 de abril de 2024.

O Banco Central ressaltou a importância do PIX como uma infraestrutura digital pública. Além disso, destacou o papel na promoção da inclusão financeira, inovação e concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil. O PIX, sistema de pagamentos em tempo real desenvolvido pelo Banco Central, está em funcionamento desde novembro de 2020.

Em 2023, o PIX concentrou 39% das transações financeiras no país. É um crescimento de 75% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 17,18 trilhões em transferências de recursos e pagamentos.

Publicidade

Leia mais:

Na quinta-feira, 6 de junho, o Banco Central relatou que, pela primeira vez, realizaram-se mais de 400 milhões de transações em um intervalo de 48 horas, somando o movimento de quinta e sexta-feira da última semana.

Pix automático e agendado recorrente

O Banco Central planeja lançar uma nova funcionalidade para o PIX, o Pix automático, em 28 de outubro deste ano. Sendo assim, a modalidade permitirá que os clientes agendem previamente pagamentos para empresas. Por exemplo: contas de água e luz, mensalidades escolares, academias, condomínios e parcelas de empréstimos. O Pix automático deve ampliar o alcance do pagamento agendado, comparado ao débito automático atual.

Outra novidade prevista é o Pix agendado recorrente, que deve estar disponível a partir de outubro de 2024. A funcionalidade será útil para pagamentos como mesada, doações, aluguel entre pessoas físicas e prestação de serviços por profissionais autônomos, como diaristas, terapeutas e educadores físicos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado