Publicidade

SENAI Maracanaú inicia projeto de Lay-Off em parceria com M. Dias Branco

Colaboradores terão requalificação profissional durante a suspensão temporária de contratos

SENAI Ceará fecha parceria com a empresa M. Dias Branco para a operacionalização de cursos Lay-Off
SENAI Ceará fecha parceria com a empresa M. Dias Branco para a operacionalização de cursos Lay-Off

O SENAI Maracanaú, em colaboração com a M. Dias Branco, deu início a um projeto de Lay-Off no dia 1º de fevereiro, oferecendo requalificação profissional para colaboradores com contratos suspensos.

O projeto de Lay-Off, conduzido pelo SENAI em parceria com a M. Dias Branco, visa proporcionar qualificação profissional aos colaboradores que estão com contratos de trabalho temporariamente suspensos, evitando, assim, demissões. A iniciativa já abrange várias unidades da empresa, incluindo Fábrica Fortaleza, Maracanaú, Gorduras e Margarinas Especiais (GME), Moinho Dias Branco, Grande Moinho Aratu (GMA), Grande Moinho Tambaú (GMT), Jaboatão dos Guararapes, Lençóis Paulista, São Luís, Manaus e Grande Moinho Potiguar (GMP). A aula inaugural do projeto contou com a participação de 146 colaboradores da unidade de Maracanaú.

O curso oferecido durante o Lay-Off é o de Assistente de Controle de Qualidade, com uma carga horária de 180 horas, sendo totalmente realizado na modalidade EaD. Ao todo, 350 colaboradores estão matriculados neste curso, que tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e de gestão voltadas para as ferramentas básicas da qualidade. A qualificação proporcionada pelo SENAI Maracanaú busca adaptar os trabalhadores às novas demandas do mercado, garantindo maior flexibilidade e eficiência para a indústria.

Dennes Landim, gerente do SENAI Maracanaú, ressaltou a importância dessa parceria: “Trabalhar com a M. Dias Branco por meio desse formato é extremamente importante para o SENAI Ceará, pois, além de ser um novo modelo, ele proporciona capacitação para a indústria, adaptando as metodologias a essa nova realidade. Dessa forma, gera-se maior flexibilidade para os trabalhadores da indústria. Além disso, o SENAI Ceará está sempre inovando e se adaptando para atender a indústria com qualidade e eficiência.”

Entenda mais sobre o Lay-Off

O Lay-Off, regulamentado pelo art. 476-A da CLT, permite a suspensão temporária do contrato de trabalho para requalificação profissional. Este mecanismo ganhou relevância após o término da Medida Provisória 936/20, que previa o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, especialmente em meio às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19. Empresas como a M. Dias Branco, em parceria com o SENAI Ceará, têm utilizado esse recurso para investir na capacitação de seus colaboradores, garantindo, assim, a manutenção de empregos e a adaptação às novas demandas do mercado.