Relatório feito pela Brand Footprint, ferramenta da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, apontou que, pelo 9º ano consecutivo, a Coca Cola foi a marca mais consumida, em todo o mundo. O refrigerante foi escolhido pouco mais de 6,5 bilhões de vezes pelos consumidores, em 2020.
Apesar das restrições durante a pandemia terem impactado o desempenho da Coca Cola, à medida que as compras online de alimentos e bebidas se aceleraram durante a pandemia, conseguiu aumentar suas vendas de comércio eletrônico em 50% por ter sido escolhida 59 milhões de vezes online.
Mantendo a posição do estudo divulgado em 2020, a Colgate ficou com a segunda colocação no ranking global, sendo comprada 4,3 bilhões de vezes. Entre as 5 primeiras colocadas no levantamento, a Colgate é que a tem mais penetração nos lares: está presente em seis de cada dez domicílios do mundo.
O terceiro lugar foi do ranking deste ano ficou com a marca de sabonete líquido Lifebuoy, da Unilever, presente em mais de 40 países de todo o mundo -e comprada 3 bilhões de vezes. No ano passado, a marca estava na 5ª posição. A Maggi caiu uma posição, ficando em 4º lugar -a Lay’s, marca de snacks, caiu do 4º para a 5º lugar.
Segundo o estudo, as marcas de higiene e alimentos embalados foram as que mais se beneficiaram da pandemia, que fez com que 29 das 50 marcas mais compradas do mundo tivessem uma performance melhor ano passado, se comparada a 2019. Globalmente falando, nada menos do que 88% de todas as marcas em crescimento atraíram mais compradores.
O ranking analisou 23,5 mil marcas, em 54 países. A edição 2021 do relatório identificou 26 marcas globais que foram compradas pelo público mais de 1 bilhão de vezes. A Kantar identifica esse hábito como “atos de compra”.
O estudo também mediu o comportamento dos compradores. Por conta da pandemia da Covid-19, as pessoas foram bem menos ao supermercado: 1,6 bilhão de viagens deixaram de ser feitas em 2020, em comparação com o ano anterior. E apesar da redução, o tíquete por viagem aumentou 11%. Como resultado, os consumidores expandiram suas opções de compra e quase dois terços (64%) das 50 principais marcas encontraram compradores adicionais em 2020.
Acesse Canal Telegram