Ford fecha outra operação no Brasil e assume despesa bilionária

A multinacional fabricante de automóveis Ford deixou de fabricar no Brasil, seus três automóveis: Ka, Ka Sedan e EcoSport, para importar cerca de 30 mil carros produzidos em suas fábricas no exterior.(Foto: Site da Ford)
A multinacional fabricante de automóveis Ford deixou de fabricar no Brasil, seus três automóveis: Ka, Ka Sedan e EcoSport, para importar cerca de 30 mil carros produzidos em suas fábricas no exterior.(Foto: Ford)

A Multinacional Ford anunciou que a Ford Credit encerrará as operações no Brasil e na Argentina. Com essa decisão a empresa assumirá uma dívida bilionária que pode chegar até US$ 375 milhões (aproximadamente R$ 1,85 bilhão na cotação atual).

A fabricante de automóveis multinacional estadunidense disse que espera que a maior parte dessas perdas, que incluem US$ 365 milhões (R$ 1,80 bi) relacionados a moeda estrangeira, sejam reconhecidas em 2021, embora o momento para a conclusão da paralisação seja incerto.

Ford anunciou que pagaria cerca de US$ 10 milhões (R$ 49 milhões) em dinheiro para a demissão de funcionários. No início de junho, notícias veiculadas pela imprensa deram conta de que a Ford pagaria cerca de R$ 2,5 bilhões ao Estado da Bahia após a decisão de fechar suas fábricas no Brasil.

Ford encerrará fabricação de peças no Brasil até dezembro

Ford anunciou no dia 11 de janeiro, que encerraria as operações das duas fábricas remanescentes no Brasil. Com isso, a multinacional fabricante de automóveis deixou imediatamente de produzir seus três automóveis nacionais: Ka, Ka Sedan e EcoSport, para oferecer exclusivamente veículos importados em nosso mercado.

O trio era fabricado na unidade de Camaçari (BA), que seguirá em operação até o fim de novembro para a produção de peças de reposição.

O mesmo acontece com a unidade de Taubaté, responsável pela produção de motores e transmissões. Nas duas fábricas, a demissão de funcionários já está em curso.

A Ford tem, ainda, a fábrica da Troller em Horizonte (CE). A linha manterá a produção do utilitário 4×4 T4 até o fim deste ano, caso a oval azul não encontre um comprador antes disso.

Sem fábricas no país, a “nova Ford” também está reduzindo a sua rede de concessionárias, que até antes de 11 de janeiro tinha mais de 280 revendedores autorizados e cairá para aproximadamente 120.

Lançado recentemente no Brasil, o SUV Bronco Sport é o primeiro novo modelo dessa nova etapa.

A Volkswagen e o movimento contrário

Em um movimento contrário ao da Ford, Pablo di Si, presidente executivo da multinacional Volkswagen na Amélica Latina, anunciou o compromisso de lançar um novo ciclo de investimentos no Brasil. Segundo o executivo, os detalhes do investimento serão divulgados no fim do ano pelo CEO Global do Grupo, Herbert Diess.

A fábrica de Taubaté produz, atualmente, dois carros compactos, o Sedan Voyage e o hatchback Gol.

Até agora, neste ano, a Volkswagen se tornou a marca mais vendida do Brasil, substituindo a General Motors Co (GM.N) depois de muitos anos, pois, em parte, a produção da GM, no Brasil, foi mais interrompida do que a da Volkswagen por uma escassez global de chips.

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