Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Câmara Brasil Argentina no Ceará aprova estatuto e elege diretoria

Câmara Brasil Argentina no Ceará
Foto: Divulgação

Na manhã ontem (12/08), a Fecomércio CE foi sede da Assembleia Geral para instalação da Câmara Brasil Argentina no Ceará – CBACE. O encontro teve a finalidade de debater e aprovar o estatuto da entidade da entidade e eleger a sua primeira diretoria, que terá como missão formalizar juridicamente a entidade e angariar primeiros associados.

Projeto

A CBACE foi idealizada pela Fecomércio CE e FIEC, que em 2017 assinaram um Memorando de Entendimentos com o objetivo de fortalecer e fomentar as relações econômicas e culturais entre Ceará e Argentina. A criação da CBACE tem também o apoio do Consulado Geral da Argentina no Nordeste e é a primeira Câmara de Comércio de um país sul-americano constituída no Ceará.

A instituição aposta na força do comércio entre o estado e a Argentina.

Mercado

O comércio corrente anual entre os dois mercados é da ordem de USD 170 milhões, média dos últimos 6 anos, conforme dados do MDIC. A Argentina é o terceiro mais importante parceiro comercial do Ceará, atrás dos EUA e da China em termos de corrente de comércio (soma das importações e exportações). De janeiro a julho deste ano, 2,9% das exportações cearenses (cerca de US$ 40,6 Mi) foram para esse país austral. No sentido inverso, 7,6% (cerca de US$ 132 Mi) das compras internacionais do Ceará foram provenientes da Argentina.

O protagonismo das relações comerciais entre o Ceará e a Argentina deve-se, sobretudo, a dois produtos. Apesar da distância física, o Ceará é um dos maiores fornecedores brasileiros de calçados para a Argentina. Da Argentina, o Ceará importa, sobretudo, cereais, devido ao expressivo pólo industrial de panificação, confeitaria e massas. Esse produto é o segundo principal item adquirido pelo Ceará no mundo.

A CBACE tem como objetivo estratégica promover a aproximação e a cooperação entre os dois mercados, através do suporte a projetos, rodadas de negócios, eventos sociais, culturais e governamentais, missões comerciais, dentre outras iniciativas.

Diretoria

A primeira diretoria da entidade eleita e empossada durante a Assembleia, é formada por Romulo Alexandre Soares, Marcos Pompeu e Hermes Monteiro que assumem, respectivamente, os cargos de presidente, vice-presidente e diretor financeiro. Romulo e Marcos já presidiram a Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento da ADECE; por sua vez, Hermes é o atual presidente do Fórum Permanente de Câmaras de Comércio Exterior do Ceará.

Reunião

Participaram da Assembleia, o Chefe de Gabinete da presidência da Fecomercio Ceará, Tomás Figueiredo, a diretora de relações institucionais do Porto do Pecém, Rebeca Oliveira; a indicada para a diretoria executiva da CBACE, Juliana Tosato, a gerente do Centro Internacional de Negócios da Fiec, Karina Frota; a coordenadora de promoção do Setor Industrial da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado Do Ceará (Sedete), Marta Campêlo, além de outros representantes de empresas com negócios na Argentina.

Participar

A CBACE é aberta à participação de empresas e pessoas físicas sediadas no Ceará e na Argentina e funcionará na sede da Fecomércio CE, na rua Pereira Filgueiras, 1070.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas