Nubia Jeany Ferreira de Freitas, 50 anos, e Thonnys Athos Silva Moraes, 36 anos, se arriscasse em aventuras e empreendedorismo em meio à pandemia. Os dois são donos da Avintura Vinhos Finos, uma empresa que vende vinhos com curadoria do casal. Eles também dão dicas de harmonização da bebida com pratos típicos do Pará. O faturamento médio mensal do negócio tem sido de R$ 20 mil.
Freitas e Moraes são funcionários públicos. Ela é professora, e ele trabalha com administração. A paixão por vinhos veio de uma das viagens do casal a Gramado, na Serra Gaúcha, onde participaram de atividades de enoturismo e ampliaram o contato com o universo da bebida.
No início da pandemia, como os dois estavam em casa e já eram famosos no círculo de amigos pelas indicações de vinhos, resolveram pesquisar opções menos conhecidas para vender. Em junho de 2020, montaram kits para o Dia dos Namorados, com vinhos comprados em e-commerce.
Em setembro, enquanto buscava por outros fornecedores, o casal conheceu a EducaVinhos, uma comunidade de empreendedores que ajuda a fomentar e qualificar os negócios do ramo.
A Avintura Vinhos tem como principais canais de venda Instagram, WhatsApp e plataformas de delivery. O casal contratou os serviços de alimentação das redes sociais e já pensa em chamar outra para lidar com questões administrativas, como estoque e emissão de notas.
A empresa começou a decolar em dezembro do ano passado, quando bateu R$ 10 mil em faturamento pela primeira vez. As estratégias foram lançar promoções com combos de garrafas selecionadas e harmonizações criativas com pratos típicos da região, como maniçoba e tucupi. O casal de empreendedores está junto há 13 anos.
Fonte: Pequenas empresas, Grandes Negócios