Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Cidade cearense receberá unidade do Centro Lemann

Com o intuito de ampliar a sua atuação, será lançado em Sobral, no Ceará, o mais um Centro Lemann. Foto Site Lemann

O Centro Lemann é o primeiro centro de excelência com foco na redução de desigualdades educacionais no Brasil, um desafio que se tornou ainda mais complexo com a pandemia. Com o intuito de ampliar a sua atuação, será lançado em Sobral, no Ceará, o mais um Centro Lemann.

O lançamento vai acontecer através de dois eventos: I Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação e o Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação, que irão acontecer entre os dias 6 e 10 de dezembro,respectivamente. Os eventos reunirão líderes municipais e pesquisadoras(es) em torno de reflexões e debates sobre o tema da equidade na educação básica.

A nova instituição atuará a partir de dois programas: o Programa de Formação de Lideranças Educacionais e o Programa de Pesquisa Aplicada. Ambos foram construídos a partir da escuta e colaboração de diferentes atores e organizações provenientes das cinco regiões brasileiras e de outros países.

Idealizado pela Fundação Lemann, também responsável pela criação de outros Centros Lemann de excelência em universidades estrangeiras, como Stanford, Columbia, Illinois e Oxford, a nova organização não está vinculada a uma instituição acadêmica, mas atuará em parceria com diversas universidades nacionais e internacionais.

“O Centro Lemann tem a experiência de Sobral como sua maior inspiração. Um município pequeno, que, apesar de lidar com uma realidade socioeconômica desafiadora, conseguiu transformar sua educação pública de maneira inequívoca e sustentável, por meio de ações que garantiram aprendizagem com equidade para cada estudante. Acreditamos que essa transformação é possível em todo o país”, afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Programação dos eventos

Abrindo a semana de eventos, acontecerá, nos dias 6 e 7 de dezembro, o I Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação, que contará com a presença de cerca de 100 pesquisadoras(es) de diferentes áreas do conhecimento e regiões do país.

O objetivo do evento é promover a troca de conhecimentos e experiências sobre a pesquisa em equidade na educação, construir uma agenda comum e colaborativa de estudos nessa área e debater sobre a construção de indicadores para monitorar as desigualdades educacionais e a promoção da equidade em redes e escolas públicas brasileiras.

Nos dias 09 e 10, será realizado o Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação, que reunirá representantes de cerca de 50 municípios interessadas(os) em aderir ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais. Os participantes terão a oportunidade de conhecer melhor a iniciativa, interagir com a experiência de Sobral e debater sobre as desigualdades acirradas pela pandemia, com vistas a desnaturalizar o fracasso escolar e se comprometer com a promoção de aprendizagem e desenvolvimento integral com equidade para cada estudante da sua rede.

O evento também pretende ampliar a compreensão das prefeitas e dos prefeitos sobre a importância de fortalecer as lideranças educacionais de seus municípios para alcançar esse objetivo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas