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Estudo mostra que 56% dos brasileiros farão compras de Natal

Ainda de acordo com o estudo, entre os itens de maior preferência dos brasileiros estão as roupas e acessórios (69%).
Ainda de acordo com o estudo, entre os itens de maior preferência dos brasileiros estão as roupas e acessórios (69%).

O Natal se aproxima e os comerciantes de todo o país estão esperançosos com as vendas deste ano, que representa um momento de retomada, após um longo período de recessão e instabilidade econômica. De acordo com as perspectivas, os brasileiros irão às compras de final de ano e buscarão se reunir com os amigos e familiares para comemorar a data.

De acordo com o estudo “Pulso de Natal”, realizado pela Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, e a Score Group, empresa de data retail e shopper experience, 56% dos brasileiros devem realizar as compras de Natal em 2021. O estudo entrevistou 1.600 pessoas, nas principais capitais do país, avaliando os atuais hábitos de consumo dos brasileiros.

Ainda de acordo com o estudo, entre os itens de maior preferência dos brasileiros estão as roupas e acessórios (69%), os brinquedos (44%) e os perfumes e cosméticos (38%), que serão entregues aos pais (44% das intenções), aos filhos (41%) e aos próprios compradores (36% informaram que irão se auto presentear). Os presentes para amigos secretos foram citados por 15% dos consumidores.

O investimento em presentes variou bastante segundo o estudo. 19% dos consumidores farão suas compras gastando entre R$250 e 500; 17% entre R$50 e R$150; outros 17%, entre R$150 e R$250. Os valores entre R$500 e R$1000 foram mencionados apenas por 13% dos brasileiros; Uma minoria de 7% vai gastar mais de R$1.000 nas compras, e já outra pequena parcela, de 6%, pretende gastar até R$50.

Para fazer suas compras, 51% dos brasileiros declararam que vão utilizar o salário do mês, enquanto 19% aguardam a segunda parcela do 13º salário e 14%, a primeira parcela. Inclusive, o 13º salário determina o momento em que a compra será feita para de 6% da população; já 5% admitem comprar assim que recebem o salário do mês.

Com mais opções de pagamento, 41% pretendem usar o parcelamento por cartão de crédito, enquanto 22% pagarão por cartão de crédito, sem parcelar. As compras à vista foram indicadas por 27% no débito; 20% em dinheiro, além da preferência de pagamento via PIX (13%), boletos (3%); transferências bancárias (1%) e carnês (1%).

Ainda há 25% dos brasileiros que decidiu não gastar dinheiro com presentes de Natal, e estes 25% declaram diferentes motivos. Eles vão desde a falta de dinheiro (33%) ou dívidas (12%); a ausência de clima natalino (22%); desejo de economizar (20%); por não acharem adequado gastar dinheiro enquanto há pessoas passando por necessidades (8%); e até os 28% que não costumam comprar presentes no Natal.

Com maior flexibilização e retorno às atividades, as compras presenciais voltaram à rotina dos brasileiros. Se somarmos as intenções de compras em lojas de rua e shopping center, 77% da população tem o desejo de realizar suas compras no presencial. Enquanto isso, 47% dos brasileiros vão às compras sem sair de casa, optando por e-commerces.

Por fim, o estudo trouxe a expectativa dos brasileiros para 2022 e apontou que, 7 em cada 10 pessoas (73%) esperam que o próximo ano seja melhor que 2021. Já para 19%, a expectativa é de que seja a mesma coisa que este ano, nem melhor nem pior. E uma minoria (8%) acredita que 2022 será pior que 2021.

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