Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

E-commerce cresce 55% e tem registro de vendas acima do período pré-pandemia

No índice global, as vendas orgânicas globais aumentaram 32% no ano passado. Foto de PhotoMIX Company no Pexels

As vendas do comércio online cresceram significativamente e chegaram a números superiores aos registrados no período pré-pandemia. Os dados são referentes às vendas realizadas em toda a América Latina e comprova a força do e-commerce, mesmo após a reabertura das lojas físicas e a Black Friday vem sendo responsável por acelerar o uso do comércio eletrônico.

Uma pesquisa da Criteo, empresa global de tecnologia que fornece a plataforma de e-commerce, analisou os dados de consumo do período e constatou que ocorreu crescimento nas vendas online em vários países ao redor do mundo. Na América Latina, foi registrado aumento de 55% em novembro de 2021, quando comparado a 2019.

No entanto, a taxa é menor quando comparada ao mesmo período de 2020, que foi de 65%. No índice global, as vendas orgânicas globais aumentaram 32% no ano passado e 33% em 2021, estável ano a ano em comparação com os dados de 2019 em um mundo pré-pandêmico.

Em 2019 e 2020, os dados globais mostraram que os varejistas já estavam postando negócios antes e depois do fim de semana da Black Friday. Os dados deste ano reforçam que as vendas nesta data não se restringem mais à Black Friday, mas sim ao mês de novembro como um todo. Em alguns países, como o Brasil, os dias próximos da Black Friday registraram ainda menos transações quando comparados a outros períodos do mês.

Na semana inteira que antecedeu a Black Friday, em comparação aos níveis pré-pandêmicos, as vendas orgânicas globais aumentaram 21% em 2020 e 16% em 2021. Os dados do Brasil apontam que em novembro de 2021 houve aumento de 48% em relação a 2019; já em relação a 2020, o consumo caiu 14%.

Retornar às compras presenciais impactará ainda mais as compras de final de ano

Embora a Black Friday tenha um grande impacto nas vendas, espera-se que os consumidores façam compras tradicionais de presentes online neste Natal. O período ainda deve registrar níveis de vendas mais elevados em comparação com o período pré-pandemia, mas menores quando muitos foram forçados a comprar online.

Outra grande tendência para o feriado é a chamada mentalidade de “comércio constante”, em que o consumidor está sempre pensando na próxima compra. Em 2020, isso ganhou força à medida que as pessoas passavam mais tempo em casa conectadas à internet, proporcionando inúmeras maneiras de pesquisar e comprar produtos online.

A pesquisa foi conduzida com um público indexado por categoria de produto durante a semana da Black Friday, de 22 a 28 de novembro.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas