Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Pandemia impactou faturamento de mulheres microempreendedoras

Segundo o IBGE, em 2019, homens tinham salários quase 30% mais altos do que as mulheres.

A pandemia do coronavírus impactou de forma intensa as famílias, trabalhadores e também os negócios dos brasileiros. Em um primeiro momento, o que chamava a atenção era o crescimento do número de Microempreendedores Individuais (MEIs), puxado pelo desemprego.

Agora, mais de um ano após os primeiros casos da doença no Brasil, o que salta aos olhos é a desigualdade entre os gêneros. A 5ª edição do Data Nubank, estudo sobre empreendedorismo feminino na pandemia feito em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o SEBRAE, mostra que, mesmo antes da crise sanitária, já existia uma diferença de renda grande entre os homens e mulheres.

O estudo mostra que a crise intensificou o abismo de receita entre homens e mulheres brasileiras que atuam com o microempreendedorismo. Em 2020, antes da pandemia e no início dela, homens recebiam 10,8% a mais e, apenas no primeiro semestre de 2021, essa diferença saltou para 23%.

A base do empreendedorismo é a construção de um negócio sólido, que consiga navegar em momentos difíceis. No entanto, homens e mulheres brasileiras partem de patamares diferentes para essa jornada, pois eles têm condições financeiras mais adequadas para fazer o negócio girar nos dias mais duros, como os enfrentados na pandemia de Covid-19.

Segundo o IBGE, em 2019, homens tinham salários quase 30% mais altos do que as mulheres. No mundo dos micro negócios, infelizmente a realidade é semelhante. Dados do Nubank mostram que, entre os clientes PJ MEIs, os homens têm uma receita média 16,2% maior do que as mulheres.

O estudo conseguiu demonstrar que os impactos da pandemia de Covid-19 foram mais intensos para as mulheres, tanto do ponto de vista profissional (faturamento, funcionamento, investimentos), quanto do pessoal (tempo disponível para o trabalho e divisão dos afazeres domésticos).

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas