Com o objetivo de auxiliar na formulação de políticas capazes de melhorar a empregabilidade dos jovens, a Pesquisa Juventude e Mercado de Trabalho em Fortaleza quer saber o que as empresas do comércio antecipam com oportunidades de trabalho aos jovens.
Com apoio da Fecomércio Ceará, essa iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal da Juventude de Fortaleza, que já disponibilizou o link da pesquisa para todos os empresários que desejam contribuir. O link pode ser acessado por meio do site da Fecomércio e da Prefeitura de Fortaleza.
Esse levantamento integra as primeiras atividades do Observatório de Juventude de Fortaleza, criado em agosto de 2021, a partir de iniciativa da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, que é responsável por desenvolver e coordenar políticas públicas voltadas para jovens, como forma de garantir direitos e construir cidadania.
A pesquisa busca identificar como ocorre a inserção do jovem de Fortaleza no mundo do trabalho. Para tanto, seu objetivo é compreender como se dá a contratação e inserção dos jovens nas empresas de Fortaleza, visando identificar possíveis diferenças entre setores e atividades, na tentativa de mapear oportunidades e desafios atuais e futuros, de modo a contribuir para a melhor formulação das políticas públicas relacionadas à empregabilidade de jovens.
Ainda a ser lançado oficialmente, o Observatório tem como missão subsidiar a formulação de políticas públicas a partir de dados atualizados sobre jovens e os programas e projetos públicos e privados a eles direcionados.
Ele contará com portal na internet e uma sala no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) – unidade PICI, assim como da divulgação desta e outras pesquisas realizadas no âmbito da política pública de juventude.