Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Qual o maior inimigo dos aviões hipersônicos?

A viagem hipersônica é particularmente interessante para a Força Aérea dos EUA. Foto de Austin Zhang no Pexels

Uma única gota de chuva pode criar uma carga igual ao peso de um elefante quando se encontra com uma aeronave hipersônica voando em Mach 8 (oito vezes a velocidade do som). É basicamente uma bala em direção ao avião, e potencialmente pode acabar com o voo, o avião e o piloto.

A explicação é do doutor em engenharia aeroespacial Michael Kinzel, professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade da Flórida Central (UFC). Kinzel está trabalhando em uma pesquisa dedicada ao estudo do impacto das gotas de chuva em aeronaves e foguetes hipersônicos, que pode ser tão prejudicial quanto os inimigos convencionais.

A viagem hipersônica é particularmente interessante para a Força Aérea dos EUA, que tem apoiado ativamente vários projetos neste campo. Os desenvolvimentos vão desde foguetes hipersônicos até aeronaves de carga que podem transportar suprimentos essenciais em velocidades muito altas, em qualquer lugar do mundo.

Publicidade

O projeto do qual Kinzel é co-investigador está orçado em US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões hoje) sendo financiado pelo Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea dos EUA e liderado pela Universidade de Boston. Kinzel e o doutor em engenharia mecânica Subith Vasu, que também é professor do departamento do UFC, trabalharão em conjunto com a equipe da Universidade de Boston.

Fonte: Olhar Digital

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado