Na quarta-feira, 23, foi assinado um contrato entre o Sistema FIEC e a Prefeitura de Fortaleza que garantirá a qualificação profissional de mais de 6 mil fortalezenses. Os cursos serão ofertados por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), e as inscrições se iniciam no dia 1º de março.
A atividade faz parte do Programa Fortaleza + Futuro, que tem como objetivo o fomento do desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda no município. Ao todo, serão 6.265 fortalezenses beneficiados, em 223 turmas, que terão acesso a cursos técnicos profissionalizantes gratuitos em eixos variados como tecnologia, gastronomia, moda, meio ambiente, gestão e economia criativa.
A assinatura do contrato foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pelo secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, e pelo presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
As capacitações realizadas acontecerão em turmas com modalidades presenciais (179) e EAD (44) e terão carga horária entre 16h/a e 160h/a. Elas serão financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.
“Assinamos essa parceria com a Prefeitura de Fortaleza que possibilitará mais desenvolvimento econômico para a nossa cidade. Serão mais de 6 mil fortalezenses que serão beneficiados diretamente. Tudo através dos cursos de excelência do SENAI Ceará. Isso representa mais conhecimento, emprego e renda para quem mais precisa”, declarou Ricardo Cavalcante.
“O momento vem coroar mais uma parceria com a FIEC com objetivo de promover o desenvolvimento econômico de Fortaleza. Nada melhor que contar com a expertise do SENAI-CE, que é quem melhor capacita, para realizar cursos transformadores para os nossos cidadãos”, avalia o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Paulo André Holanda, diretor do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, contou que a ideia é linkar as formações aos Sindicatos das Indústrias, aumentando a empregabilidade no estado. “Todos os cursos de qualificação contam com aderência ao mercado, com objetivo de promover oportunidades concretas de acesso ao mercado de trabalho”, conclui.