A entrevista em inglês costuma ser uma das fases que mais causam preocupação e medo nos candidatos para vagas em empresas multinacionais. Devido à globalização e ao aumento de oferecimento de empregos remotos, estar preparado para esse processo é imprescindível.
Contudo, a principal forma de garantir calma e se destacar é não cobrar tanto de si e ter uma boa preparação. Inclusive, a preparação é o ponto fundamental em qualquer entrevista de emprego. Por isso, Carla D’Elia, fundadora da SaveMeTeacher e da Expresse Idiomas, elencou cinco dicas importantes que devem ser levados em consideração na hora da entrevista.
Confira:
1 – Aprenda a falar sobre a sua carreira em inglês
Uma entrevista de emprego em inglês é uma oportunidade de curta duração para que o candidato/a possa provar para recrutadores que você é o/a melhor profissional para o cargo. Considerando isso, o seu primeiro passo é aprender a falar sobre você profissionalmente em inglês. Recomendo aprender a discorrer sobre os locais que trabalhou, as responsabilidades em cada cargo e as conquistas e resultados.
2- Não conte com a sua memória
Mesmo aquelas informações sobre a carreira profissional que parecem estar super frescas na memória precisam ser treinadas por conta da questão emocional envolvida em entrevistas de emprego.
3- Estude bastante a descrição da vaga em inglês
Estudar a descrição da vaga ajudar o candidato a se familiarizar com o vocabulário relacionado ao cargo; entender o que a empresa quer de você; definir o que da sua experiência acadêmica e profissional você precisa mostrar na sua entrevista para ser mais persuasivo/a.
4- Se liberte da ideia de “inglês perfeito”
Se ao nervosismo normal de uma entrevista de emprego você coloca sobre seus ombros a obrigação de falar “inglês perfeito”, você adiciona estresse à situação. E com todo esse peso, fica difícil se vender e argumentar na hora da entrevista.
5- Se grave respondendo as perguntas que você está treinando
Ao se gravar você pode se rever para identificar o que precisa ser melhorado na sua argumentação; comparar uma gravação a outra para definir o seu progresso; simular uma situação de desconforto/stress e se acostumar a se ver falando inglês, afinal muitas entrevistas são feitas em videoconferências.