Na tarde dessa quinta-feira, 03, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, inaugurou 50 novos gabinetes de desembargadores no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). A entrega dos espaços ocorreu logo após a sessão do Órgão Especial.
Os espaços, devidamente adaptados e equipados, além de agregarem as equipes de servidores e colaboradores, atenderão aos operadores do Direito e jurisdicionados. Os gabinetes passam a funcionar presencialmente na próxima segunda-feira (07/03). As salas estão localizadas nos Níveis 5 e 3, com 44 e 6 gabinetes distribuídos, respectivamente.
“É com grande satisfação que inauguramos os novos gabinetes no Fórum Clóvis Beviláqua, que nos acolheu tão bem desde o sinistro na sede do Palácio da Justiça. A Vice-Presidência já está funcionando aqui desde o dia 21 de fevereiro e, agora, estamos viabilizando que os desembargadores e seus assessores também retomem o trabalho presencial, respeitando todas as medidas de segurança sanitária para evitar a transmissão da Covid-19”, ressalta a chefe do Judiciário cearense.
Os novos ambientes fazem parte da entrega do grupo de reformas que estão sendo feitas no FCB para receber as unidades do 2° Grau, sob a coordenação do corpo de engenheiros e arquitetos do Tribunal. O objetivo é prover uma estrutura física confortável, ofertando locais adequados de trabalho, em decorrência do incêndio que atingiu parte da sede do Tribunal, em setembro do ano passado.
O ritmo de inaugurações segue intenso. Na próxima segunda-feira, 07 de março, a chefe da Justiça estadual vai inaugurar uma nova vara na Comarca de São Benedito, como parte do Projeto de Reestruturação Judiciária. Por conta da ampliação dos serviços, o fórum passou por reforma para a ampliação da estrutura.
Na semana seguinte, no dia 14 de março, haverá a instalação de novas varas nas comarcas de Icó, que terá obra de novo fórum iniciada ainda este ano, e Acopiara, que passou por reforma para abrigar mais uma unidade judiciária.
Ainda em 2022, será a vez dos fóruns de Icó, Milagres, Nova Olinda e Quixeramobim, que começaram a ser edificados. Já os fóruns de Araripe, Jaguaribe, Jucás e Quixadá terão reforma iniciada este ano. Na Capital, haverá a reforma do Fórum das Turmas Recursais para instalação da Secretaria Judiciária e da sala de atendimento ao público.
Programa Avançar
A instalação de novas varas integra o Programa Avançar, pacote de projetos voltados à humanização, à infraestrutura e à tecnologia que objetiva entregar um serviço cada vez mais célere e eficiente ao cidadão que procura a Justiça estadual.
Na área de infraestrutura, o Programa Avançar prevê a reconstrução e reforma da sede do TJCE, além da entrega de melhorias do FCB, onde os serviços do Tribunal estão funcionando provisoriamente. Também serão concluídos os novos fóruns de Senador Pompeu e Uruburetama e as reformas de mais sete fóruns: Aurora, Beberibe, Ibiapina, Marco, Morada Nova, Pacatuba e Tauá.