Em 2021, a UNESCO publicou o relatório “Reimagining our futures together: a new social contract for education”, propondo um contrato social para a educação. Este documento surge como resposta às vulnerabilidades do presente e incertezas do futuro, ressaltadas pela pandemia que deixou 1,5 bilhão de estudantes fora das escolas. Para os educadores, essa é uma leitura essencial, oferecendo diretrizes para redesenhar territórios educativos e enfrentar desafios contemporâneos.
O Que É um Novo Contrato Social para a Educação?
O conceito de um contrato social para a educação é construir relações solidárias entre pessoas, planeta e tecnologia. A proposta busca reparar injustiças do passado e preparar um futuro inclusivo, pautado nos direitos humanos. Entre os objetivos está a reestruturação do trabalho coletivo e a criação de currículos que priorizem aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar. Esses currículos devem estimular a reflexão, pesquisa e criação de novos saberes, promovendo autonomia docente.
A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, destacou que o documento também aborda o impacto das tecnologias digitais. Apesar do acesso aberto ao conhecimento, é essencial transformar informações em saberes significativos. Assim, o novo contrato propõe uma educação que equilibre criatividade, inclusão e responsabilidade.
Desafios e Realidades da Educação Global
Embora avanços tenham sido registrados, como a redução de crianças fora da escola de 25% em 1970 para 10% em 2020, a educação ainda enfrenta desafios significativos. Em especial, meninas continuam sendo as mais afetadas pela exclusão escolar, e a formação de professores qualificados também registra retrocessos, com apenas 65% de docentes no ensino primário qualificados em alguns países da África.
Outro ponto crítico é a exclusão dentro das escolas, com práticas discriminatórias baseadas em gêneo, raça, língua e cultura. Para superar essas barreiras, a educação precisa adotar uma ética do cuidado e da reciprocidade, promovendo aprendizagem coletiva e inclusiva. A diversidade deve ser vista como um valor, conectando diferentes culturas e epistemologias.
Uma Nova Relação Entre Educação e Conhecimento
O relatório sugere a necessidade de um novo conceito de currículo. Em vez de um conjunto de disciplinas fixas, o currículo deve ser flexível, adaptável às demandas regionais e temporais. O foco é transformar o conhecimento em um bem comum, acessível a todos, promovendo a comunicação e compreensão entre culturas diversas.
Nesse sentido, o documento também reforça a importância de superar os modelos educacionais centrados apenas na performance individual. A educação deve incentivar a colaboração, a empatia e a justiça, essenciais para construir uma sociedade mais equitativa e solidária.
Por Que o Contrato Social para a Educação É Essencial?
A pandemia revelou as fragilidades dos sistemas educacionais, deixando milhões de estudantes fora das escolas. Para enfrentar esses desafios, é urgente repensar a escola como um espaço de aprendizagem coletiva e inclusiva. Como você enxerga o futuro da educação? Compartilhe suas opiniões e ideias para construir um caminho mais inclusivo e justo.
*Artigo de Carlota Boto, professora da Faculdade de Educação (FE) da USP.