Em abril, a PetroChina, uma das maiores empresas de exploração e produção da China, realizou a sua primeira operação no terminal da Açu Petróleo. A ação contou com um navio exportador do tipo VLCC e um aliviador do tipo Suezmax, movimentando aproximadamente 1 milhão de barris.
Segundo a empresa, operação só foi possível com a dedicação e empenho dos colaboradores, que, diariamente, fazem o negócio acontecer. Além disso, só reforça o seu crescimento operacional e o posicionamento em prover infraestrutura e soluções logísticas de qualidade para a movimentação de líquidos no Brasil.
Açú Petróleo
É uma empresa do Grupo Prumo focada em disponibilizar soluções de logística para movimentar energia de forma segura, eficiente, limpa e sustentável. Desde 2016, opera no terminal de petróleo do Porto do Açu, com infraestrutura única com capacidade para receber navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier – com carga de até 2 milhões de barris).
Estrategicamente localizada no Norte do estado do Rio de Janeiro, ao lado da Bacia de Campos, já dispõe de plano de expansão para ofertar serviços de armazenagem, tratamento e mistura de petróleo. Sua licença permite a movimentação de 1,2 milhão de barris por dia e a profundidade do terminal é de 25 metros.
A LogísticaPrumo, controlada desde 2013 pelo fundo americano EIG Global Energy Partners, é responsável pelo empreendimento do Complexo do Porto do Açu, um dos maiores complexos porto-industriais do mundo idealizado pelo empresário Eike Batista.