Reduzir a quantidade de itens em estoque, com garantia de disponibilidade praticamente total de produtos nas lojas e a consequente minimização de sobras, perdas, encalhes e desperdícios. Esse é o objetivo que a tecnologia da empresa israelense Onebeat propõe, com resultados diretos na redução do impacto ambiental de grandes cadeias de suprimentos.
A Onebeat comercializa uma solução baseada em algoritmos de aprendizagem em tempo real (inteligência artificial), que faz a utilização massiva de dados (big data) para otimizar o fluxo de produtos no varejo e nos centros de distribuição. Segundo Melo, essa tecnologia permitiu a seus clientes a atingirem até 50% de redução nos estoques de lojas e alcançar até 99% de disponibilidade de produtos nos pontos de venda.
“A tecnologia Onebeat traz dados que podem ser utilizados pelas empresas nesses cálculos e possibilita analisar, com considerável precisão, a redução do seu passivo ambiental”, afirma Igor Melo, Head da Onebeat no Brasil.
Para o executivo, quem atua no varejo de moda, por exemplo, sabe que o volume de sobras em uma coleção pode ser gigantesco. “São os famosos leftovers, que acabam em liquidações. Ou, pior, são enviados ao descarte. A tecnologia Onebeat minimiza essas perdas e contribui para a preservação do meio-ambiente”, pontua.