Publicidade

Tesla movido por painéis solares fará uma jornada de 9.380 milhas na Austrália

Tesla movido principalmente por painéis solares fará uma jornada de 9.380 milhas na Austrália
(Foto: Youtube - Steele Wasik)
Tesla movido principalmente por painéis solares fará uma jornada de 9.380 milhas na Austrália
(Foto: Youtube - Steele Wasik)

Um grupo de cientistas australianos trabalham em um importante projeto para utilizar um conjunto de painéis solares impressos na alimentação um Tesla 3 para uma viagem de 9.380 milhas (15.095,65 km), ao redor do país neste outono.

O ideia do projeto foi demonstrar a flexibilidade da nova tecnologia, bem como o dispositivo portátil poderia permitir o carregamento em locais extremos. Os painéis solares impressos em 2D foram projetados por uma equipe de cientistas da Universidade de Newcastle, na Austrália. São folhas de plástico finas e leves que podem ser produzidas a um custo inferior a US$ 10 por metro quadrado a partir de uma impressora comercial originalmente usada para imprimir rótulos de vinho, conforme publicado pelo portal Business Inside.

Durante a viagem, o fundador da Charge Around Australia, Stuart McBaine, levará uma célula solar do tamanho de uma mala que pesa pouco menos de 100 libras. Ele usará 18 dos painéis de 59 pés de comprimento do grupo que podem ser enrolados e colocados no porta-malas do veículo. Todos os dias, os painéis serão lançados e usados para coletar energia do sol para alimentar o carro.

O “passeio” ao redor do perímetro da Austrália terá duração de três meses, pois será limitada a duas horas de condução por dia e cerca de seis horas de carregamento dos painéis à luz do sol.

O pesquisados dos painéis solares impressos, Paul Dastoor, disse à Reuters que acredita que a demonstração possa contribuir para impulsionar a adoção de VEs e diminuir a dependência do combustível fóssil. O equipamento também podem se tornar uma proteção para os motoristas que viajam por áreas remotas – em particular, regiões como a Austrália, onde existem pouco mais de 3.000 carregadores públicos.

Confira vídeo do canal Steele Wasik:

YouTube video