O Lightrock Growth Equity Fund II Brasil FIP Multiestratégia (LGEF II) é o primeiro fundo contratado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) depois após a Chamada Pública para a Seleção de Fundos de Investimento de Impacto.
O contratado foi selecionado na modalidade Fundos de Investimento em Participações (FIP) Impacto Livre e receberá aporte do banco público de até R$ 250 milhões através da subscrição de cotas do fundo, o que representa até 25% do seu capital alvo de R$ 1 bilhão.
Segundo informações da instituição, por meio de comunicado à imprensa, a diferença será captada no mercado. “O objetivo é investir em empresas que ofereçam produtos e serviços inovadores e gerem impactos socioambientais positivos”, explicou o banco.
O fundo irá investir em empresas que já comprovem seu modelo de negócio na prática, estando em fase de crescimento, que sejam escaláveis e que precisem de capital para sustentar o crescimento e entregar o retorno financeiro e de impacto planejado.
Foram destacado sete setores-chave como prioridade: saúde, educação, energia renovável, agricultura e alimentação sustentável, mobilidade e transporte eficiente, transformação do sistema financeiro e infraestrutura digital.
O prazo de aplicação inicial do fundo é de quatro anos, podendo ser prorrogado por igual período.

 
								 
											


 

 
 





