Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Previdência pública ganha destaque em consultoria contábil

(Foto: Kampus production/Pexels)

A Previdência pública sofre anualmente várias alterações e isso impacta no cálculo do benefício que o cidadão deve receber. Após a reforma previdenciária de 2019, onde criou-se várias regras de transição e gerou a necessidade de saber mais sobre a aposentadoria e de explicar como funcionava, um conceito começou a tomar espaço e ficar conhecido popularmente: o planejamento previdenciário.

De acordo com Mauro Turbay, contador, especialista em Previdência Pública e em Cálculos de Aposentadoria e Membro da Comissão de Normas Técnicas Trabalhistas e Previdenciária do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará, com as novas regras, as pessoas passaram a se preocupar como seria a realização do processo previdenciário. “Quem só pode se aposentar seguindo as novas regras?”, “Quem tem direito às regras antigas?”,” qual delas vale mais a pena?”. 

Turbay explica que, apesar dos cálculos já serem feitos anteriormente, a população não tinha consciência da importância de realizá-los. “Basicamente, como as regras eram bem mais fáceis, as pessoas já tinham a mentalidade de seguir de acordo com o que sabiam: mulheres se aposentam com 60 anos de idade ou 30 anos de contribuição, homens se aposentam com 65 anos de idade ou 35 anos de contribuição. Então, como já tinham essa noção, era comum as pessoas terem dúvidas apenas da contagem de anos de contribuição”, conclui. 

Para o cidadão, que gostaria de saber ou revisar seu benefício, é necessário buscar na justiça um perito que verifique a situação, seja para refazer os cálculos e checar se aquele benefício tem direito a revisão ou para apontar o valor correto. Historicamente, esse perito pode ser um profissional da administração ou do direito. 

Porém, Mauro destaca a importância de ser o profissional da contabilidade que deve fazer o serviço. “O contador é peça chave para fazer os cálculos previdenciários por que ele já está imerso nas informações e possui a qualificação necessária para fazer um planejamento previdenciário”, conta Turbay. “Através da expertise, o contador consegue fazer um planejamento financeiro muito mais amplo porque tem elementos para isso. ele sabe quanto está o faturamento da empresa, da pessoa, sobre investimentos, ele está lá controlando as informações”. 

O contador finaliza apontando a importância de estar atento ao planejamento previdenciário e como isso garantirá um futuro tranquilo e seguindo de acordo com a qualidade de vida que cada um desejou. “Começar desde cedo a se atentar aos seus investimentos, a sua poupança e a formas de como guardar dinheiro para sua aposentadoria, permite que o trabalhador possa ter o descanso merecido e não dependa totalmente do governo após o fim do seu período como contribuinte”, finaliza.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas