Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Privacidade de dados é fundamental para o setor de data centers de empresas

Cabe aos data centers, garantirem a proteção física dos ambientes para que a gestão das informações seja segura, o que torna a privacidade de dados uma das prioridades do setor.  (Imagem: Pexels)

De acordo com o IDC (International Data Corporation), o número de dados gerados por dia passa de 2,5 quintilhões de bytes, número esse que com a transformação digital só tende a crescer. Devido a isso, muitos dados pessoais ficam expostos online, correndo riscos de serem acessados para o uso indevido, o que fez ser necessário criar uma lei (LGPD) para o cumprimento da segurança destas informações, tornando a privacidade de dados primordial para que as empresas operem dentro da lei. 

Esses ambientes devem estar preparados para ajudar a atender às regulamentações e demandas de clientes por segurança, privacidade e proteção de dados.  “É fundamental prezar pela segurança do local, com controles e verificação de acesso. Já sobre a proteção de danos virtuais, é importante dispor de tecnologias de segurança, como a criptografia de dados, firewalls e programas antimalware, que tornam a intercepção de informação mais difícil”, comenta a Diretora Jurídica da ODATA, Erika Patara. 

Apesar de não atuar diretamente no processamento de dados dos usuários e de não exercer a responsabilidade sobre tais informações, cabe aos data centers, garantirem a proteção física dos ambientes para que a gestão das informações seja segura, o que torna a privacidade de dados uma das prioridades do setor.  

Além de precisar atender aos requisitos legais, as empresas devem ter em mente que proteger as informações dos clientes é estabelecer uma relação de confiança com eles. Por isso, a qualidade do data center onde serão preservados os dados é tão importante quanto. Aspectos como a proteção contra danos, a localização, a redundância e a verificação de acesso são o arco principal da privacidade de dados no mercado de data centers.

 A Diretora Jurídica da ODATA ainda destaca alguns requisitos fundamentais para assegurar as condições de segurança de dados para o setor: Mapeamento de quais dados são tratados, por quais áreas e com qual finalidade; Atualização de softwares e sistemas de controle de hardware;   Monitoramento frequente de recursos;  Política de controle de acesso físico e online, dentre outros. 

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas