A Natura, empresa de cosméticos, desenvolveu uma nova ferramenta que utiliza inteligência artificial para analisar a pele de clientes e sugerir produtos para o rosto. Com uma selfie registrada pelo consultor ou pelo cliente, é possível conferir o nível de rugas, manchas e textura, entre outros elementos.
“Essa ferramenta tem o intuito de facilitar o dia a dia de nossas consultoras de beleza e consumidoras, já que através de uma pesquisa, identificamos que o momento de analise das necessidades da pele, e escolha do produto ideal para o uso, eram pontos de dificuldade dentro das jornadas de compra/venda”, explica o gerente de inovação digital da Natura, Leonardo Shimada, em seu LinkedIn.
O uso de IA aliado à estética vem crescendo nos últimos anos, mas, assim como em todos os sistemas de reconhecimento facial, a técnica enfrenta desafios, como a dificuldade em reconhecer certos tons de pele ou o reforço de estereótipos. Para evitar coisas como esta, o Google, por exemplo, desenvolveu uma nova escala de reconhecimento de cor.










