Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Pesquisa aponta que o minério de ferro foi o principal produto industrial do país em 2020

(Foto: Leandro Grandi/Agência Vale)

Entre as maiores participações na receita de vendas em 2020, o líder foi minério de ferro: 4,8%, 1,5 p.p. acima de 2019, reflexo da alta dos preços internacionais. O produto ultrapassou óleos brutos de petróleo, que liderava desde 2018 e teve participação de 3,1%, ou 0,7 p.p. abaixo de 2019. Essas são algumas das informações da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Produto 2020, que investigou cerca de 3.400 produtos industriais de 29 setores. 

Em terceiro, carnes de bovinos frescos ou refrigerados galgou duas posições, passando de 2,1% para 2,4% de participação. A seguir vêm óleo diesel, que caiu da terceira para a quarta posição.

Synthia Santana, gerente de Análise Estrutural, destaca que a pandemia provocou a desestruturação de diversas cadeias produtivas, enquanto os indicadores macroeconômicos brasileiros indicaram redução no consumo das famílias, na taxa de investimento e no crédito. 

“Enquanto alguns setores tiveram paralisação de fábrica e concessão de férias, outros experimentaram um ambiente diferente, especialmente aqueles relacionados a commodities que são ancorados em preços internacionais. Um exemplo é o minério de ferro e grãos, que foram beneficiados durante a pandemia devido à alta dos preços internacionais”, analisa a gerente.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas