O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 registrou alta de 12% em relação a 2021, saltando de R$ 275,2 bilhões para R$ 308,4 bilhões. As informações estão no relatório Brand Finance Brasil 100 2022, que elevou o número de marcas publicadas de 50 para 100.
O Itaú aparece em 1º lugar da lista, com valor de R$ 36,4 bilhões. O banco teve alta de 28,5% no comparativo com 2021. Atende 56 milhões de clientes de varejo no Brasil, sendo a maior instituição financeira da América Latina. Além disso, é a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022.
Segundo o Brand Finance Brasil, um dos principais destaques do desempenho do Itaú foi a expansão de sua carteira de crédito, que ultrapassou a marca de R$ 1 trilhão, alta de 18,1% em relação a 2020.
Essa performance foi impulsionada principalmente pelas carteiras de cartão de crédito, financiamento imobiliário e veículos.
As 10 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 (Posição. Valor Bilhões e Variação 2021/2022):
1º Itaú: R$ 36,4 + 28,5
2º Bradesco: R$ 21,1 -3,6
3º Banco do Brasil: R$ 20,2 -10,6
4º Petrobras: R$ 19,9 + 18,4
5º Caixa: R$ 15,0 -32,1
6º Vale: R$ 14,1 + 13,1
7º Natura: R$ 13,4 + 15,1
8º Skol: R$ 12,9 + 0,1
9º Brahma: R$ 9,2 + 19,7
10º Vivo: R$ 8,4 + 0,8
A marca que registrou mais valorização foi a Movida, com alta de 227,6% em 2022 em relação a 2021. A empresa vem adotando uma gestão estratégica com resultado altamente positivo e enquanto o mercado de locação de automóveis teve uma retração, reflexo da crise no setor automotivo, a companhia expandiu sua frota em mais de 50%.
As 10 marcas que mais se valorizaram em 2022 (Posição. Valor Bilhões e Variação 2021/2022):
1º Movida: R$ 1,9 + 227,6
2º Havaianas: R$ 2,0 + 123,4
3º Assaí Atacadista: R$ 5,8 + 112,3
4º Nubank: R$ 2,7 +111,4
5º Unidas: R$ 2,5 +108,4
6º Atacadão: R$ 5,0 + 108,0
7º Perdigão: R$ 1,7 + 99,4
8º Qualy: R$ 1,5 + 95,3
9º Gerdau: R$ 2,9 + 79,2
10º PAN: R$ 0,7 + 77,1