A investidora de tecnologia Prosus irá adquirir controle total do iFood por 1,5 bilhão de euros (cerca de R$ 9,4 bilhões) em dinheiro. Segundo a companhia, também haverá uma contraprestação adicional de até 300 milhões de euros à Just Eat Takeaway.com pela fatia que ainda não detém no iFood.
O valor que a Prosus está pagando pela participação no iFood é aproximadamente metade do valor de mercado atual de toda a Takeaway, a maior empresa de entrega de refeições da Europa.
“Aumentar nossa participação para o controle total é uma demonstração de nossa abordagem comprometida e disciplinada ao investimento e reflete nossa confiança no potencial de longo prazo do iFood”, disse o presidente-executivo da Prosus, Bob van Dijk, em comunicado.
De acordo com as divulgações nos resultados semestrais no mês passado, o iFood teve um prejuízo líquido de cerca de 120 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, embora as vendas tenham crescido 28%. De acordo com a Prosus, o iFood está realizando cerca de 70 milhões de entregas por mês.
A nova controladora do iFood, avaliada em 130 bilhões de euros, é uma subsidiária do Naspers, grupo global de internet e um dos conglomerados mais valiosos da África.