O setor cervejeiro nacional tem expandido suas atividades. É o que mostra o Anuário da Cerveja 2021, divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aponta 1.549 cervejarias registradas no Brasil no ano passado. O número é 12% maior do que o registrado em 2020, quando havia 1.383 cervejarias. Esse aumento demonstra o crescimento das cervejarias registradas no país.
Segundo o levantamento, em 2021 foram registradas 200 novas cervejarias e outras 34 cancelaram os registros, o que representa uma expansão de 166 novas empresas no mercado cervejeiro no país. Em nível nacional, o Brasil tem uma das maiores densidades de cervejarias registradas por habitante. Em média, há uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes.
“Os dados do Anuário da Cerveja demonstram que o setor cervejeiro vem evoluindo quantitativamente e qualitativamente e resiliente às crises internas e externas. O aumento do número de cervejarias e cervejas ano a ano exemplificam a expansão do mercado, o que evidencia que a atividade caminha firmemente dia após dia”, relata o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Glauco Bertoldo.
A maior parte das cervejarias brasileiras encontra-se nas regiões Sul e Sudeste, somando 1.329 estabelecimentos, o que representa 85,8% do total de cervejarias registradas no país. Seguindo a tendência observada nos anos anteriores, novamente São Paulo lidera em número de estabelecimentos registrados, com 340, seguido do Rio Grande do Sul, com 285. Em terceiro lugar, aparece, pela primeira vez, Santa Catarina com 195 cervejarias registradas.
“Se observarmos o histórico dos últimos 20 anos, vamos ver que o mercado cervejeiro brasileiro teve uma expansão de 3.678%. É um resultado incrível para o setor, visto que a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no país e o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos”, informa Bertoldo, ressaltando o impacto das cervejarias registradas no país.
Cervejarias registradas no país por localidade
O Anuário também traz os dados de densidade de cervejarias por habitantes. Neste quesito, Santa Catarina tem o maior indicador, com um estabelecimento para cada 37.633 habitantes. Entre os municípios, são 12 municípios gaúchos entre os 15 de maior índice de cervejeira, com destaque para Santo Antônio do Palma (RS), apresentando uma cervejaria para cada 1.059 habitantes.
A cerveja, feita a partir da fermentação de cereais, especialmente cevada maltada, é uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas pelo ser humano. Hoje, é a terceira bebida mais popular do mundo, após água e café, sendo a mais consumida entre as bebidas alcoólicas