A Assaí tem desvirtuado o conceito de poucos serviços, estrutura simples e preços baixos. A rede está aproveitando a popularidade do modelo de compra e as localizações privilegiadas conquistadas com a aquisição dos pontos que antes pertenciam ao Extra Hiper para investir em serviços como açougue, padaria e carregadores para carros elétricos no estacionamento, além de disponibilizar mais produtos com uma variedade de marcas antes difíceis de encontrar em lojas focadas em vendas de alto volume. A empresa busca alcançar os R$ 100 bilhões em faturamento até 2024 – atualmente são R$ 60 bilhões – e até o fim do ano inaugurar 40 unidades, média de dez lojas por mês.
A compra das lojas do Extra ocorreu em 2021, em uma transação de R$ 5,2 bilhões. Ao todo, 70 pontos foram adquiridos pelo Brasil. Tanto o Assaí, como o Grupo Pão de Açúcar (GPA) — detentor da marca Extra — pertencem ao grupo francês Casino. Na movimentação deste grupo, a descontinuidade da marca Hiper transferiu os pontos Extra para o Assaí, abrindo duas portas para o atacarejo: localizações antes quase impossíveis e a falta de concorrência interna.
Para o primeiro efeito, uma pequena observação nas grandes cidades explica os benefícios. O adensamento populacional e a briga do setor imobiliário inviabilizaram a aquisição de terrenos grandes o suficiente para construir as estruturas dos atacarejos em pontos mais nobres ou concorridos. Assim, historicamente eles eram instalados em periferias e locais mais afastados. Com a mudança do ano passado, o Assaí ganhou com a localização e o perfil de público com maior poder aquisitivo.
Com informações da IstoÉ Dinheiro