Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Fenacce recebe primeira Rodada Internacional de Negócios do Artesanato do Ceará

(Foto: Divulgação Fenacce)

A Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) promove, nos dias 21 e 22 de setembro, a primeira Rodada Internacional de Negócios do Artesanato no Ceará. Na ocasião, compradores internacionais participaram de negociações com artesãos brasileiros.  A iniciativa tem o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que incentiva a exportação de produtos brasileiros, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e do Sebrae Nacional. Entre os países participantes estão França, Irlanda, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes, Tailândia e Estados Unidos. 

De acordo com Annalisa Volse, analista de negócios do escritório europeu da ApexBrasil, o diferencial nesse formato de compras é a possibilidade que os compradores têm de vivenciar e conhecer de perto o trabalho dos artesãos. “Eles estão impressionados com a qualidade e a diversidade das peças de artesanato local. Essa parte de ver o quanto demora para fazer, conhecer o dia a dia do artista, ajuda a valorizar ainda mais o trabalho”, destaca. 

Entre os países participantes estão França, Irlanda, Alemanha, Reino Unido, Emirados Árabes, Tailândia e Estados Unidos. 

conteúdo patrocinado

O analista de competitividade do Sebrae Nacional, Gustavo Reis, explica que a operação da Rodada está sendo projetada desde o início de 2022 entre Ministério da Economia (PAB), ApexBrasil e Sebrae. “A articulação das três entidades estava analisando as possibilidades e surgiu a oportunidade de vir para a Fenacce. A ApexBrasil com os escritórios fora do país mapeou os compradores, o PAB selecionou os artesãos e o Sebrae operacionalizou esse contato que o comprador está tendo com o artesão. São encontros de 15 minutos, com tradutores, onde eles têm o contato inicial para saber se tem venda”, explica. 

A ideia, segundo Gustavo, é que ao longo do dia os compradores internacionais também visitem mais artesãos na Feira, conheçam seus trabalhos e percebam novas possibilidades de gerar negócios a partir do conhecimento da diversidade que o Brasil tem. 

A Fenacce acontece no Centro de Eventos do Ceará e conta com mais de mil artesãos, representando as cinco regiões do País, divididos em 288 estandes, trazendo ao Ceará o melhor do artesanato nacional. O evento segue até o dia 25 deste mês e tem uma extensa programação com oficinas, palestras, shows, apresentações culturais, gastronomia e muito artesanato.

De acordo com Stella Pavan, organizadora da Fenacce, a realização da Rodada Internacional de Negócios visa atrair investimentos do exterior e gerar oportunidades de vendas a partir da conexão de visitantes de outros países com os artesãos nacionais. 

“A Rodada marca uma nova etapa no setor de artesanato em âmbito nacional, tendo o Ceará como anfitrião, que é uma das principais portas de entrada para o Nordeste e HUB de negócios e investimentos. Essa é uma grande oportunidade de geração de negócios que terão forte impacto nas comunidades que têm o artesanato como atividade econômica”, destaca Stella Pavan. 

Com um investimento de mais de R$3 milhões, a Fenacce gera cerca de 2.500 postos de trabalhos temporários de forma direta ou indireta, e a expectativa dos organizadores é de movimentar mais de R$15 milhões, recebendo mais de 50 mil visitantes em 10 dias de Feira.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado