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Inovação: Será a vez do Crediário Digital?

(Foto: RODNAE Productions/Pexels)

Um dos maiores desafios do varejo, tanto online quanto offline, é encontrar formas de inovar e atingir novos consumidores. Por isso, oferecer opções diversificadas na forma de pagamento é estratégico para ter sucesso nessa atração. O Buy Now, Pay Later (BNPL) é uma solução de pagamento a prazo, que lembra o famoso crediário, bastante comum em grandes redes do varejo principalmente no passado. O BNPL é uma evolução desse carnê, que agora pode ser utilizado tanto no comércio online quanto em lojas físicas.

Segundo pesquisa feita pela GMattos, o mercado de BNPL no Brasil pode alcançar mais de R$ 80 bilhões/ano, considerando compras negadas por falta de limite no cartão de crédito. E de acordo com projeção da Global Data, em todo o mundo, a expectativa é que o crediário digital alcance US$ 576 bilhões em 2026.

A ideia é que este meio de pagamento atue de maneira mais democrática, contemplando aqueles que possuem menor acesso ao crédito. O cliente pode parcelar sua compra via boleto bancário, mesmo que não tenha cartão de crédito ou conta bancária. Vale lembrar que cerca de 30% da população adulta brasileira não têm cartão de crédito e quando possui, seu limite mensal é de aproximadamente R$ 1.400,00, um valor considerado baixo para a economia atual.

“Por aqui, há uma enorme oportunidade para o crescimento desta modalidade porque o acesso ao crédito ainda é muito limitado e há uma carência de opções de meios de pagamento para a maior parte da população, principalmente no online. Dado o estágio de onde o Brasil está começando, o BNPL está apto para acelerar ainda mais rapidamente do que em outros mercados”, diz Marcelo Ramalho, CEO da Provu, fintech de meios de pagamento e crédito pessoal, pioneira em trazer essa modalidade para o país.

A Provu conta com o Provu Boleto Parcelado, modalidade que somente neste ano ofertou mais de R$ 1 bilhão para compra, um aumento de 125% em relação ao ano anterior. Segundo levantamento feito pela empresa, mais de 60% dos clientes que utilizaram esse meio de pagamento o escolheram para não comprometer ou porque não possuíam limite no cartão de crédito. Já 40,9% dos lojistas disseram que, com a proximidade da Black Friday, o novo produto de Boleto Parcelado pode ajudar aumentando o ticket médio de suas vendas, e 25,8% disseram que pode contribuir na atração de novos clientes.

O boleto parcelado é uma tendência bem interessante para incrementar as vendas e trazer mais clientes potenciais, mostrando para eles as vantagens e flexibilidade que sua empresa oferece na hora de comprar.

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