Publicidade

Presidente da Eletronuclear participa de conferência internacional

img_4947
img_4947

O presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães, será um dos painelistas da Conferência Ministerial Internacional sobre Energia Nuclear no Século 21, na capital americana Washington, de 26 a 28 de outubro. Realizado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Leonam participará do segundo dia do encontro em discussão sobre como criar as condições para uma expansão mais ampla da energia nuclear no mundo.

Segundo a AIEA, a conferência proporcionará um fórum para ministros, formuladores de políticas, altos funcionários e especialistas se engajarem em um diálogo de alto nível sobre o papel da energia nuclear na transição energética em curso e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável e a mitigação das mudanças climáticas.

A conferência conta com cooperação da Agência de Energia Nuclear (NEA, em inglês). Tanto a AIEA, quanto a NEA são ligadas à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O evento será hospedado pelo governo dos EUA, por meio do Departamento de Energia. Esta será a quarta edição da conferência, realizada anteriormente em Paris (2005), Pequim (2009), São Petersburgo (2013) e Abu Dhabi (2017).

A Eletronuclear

A empresa estatal foi criada em 1997 com a finalidade de operar e construir usinas termonucleares no Brasil. Subsidiária da ENBPar, é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil. Pelo sistema elétrico interligado, essa energia chega aos principais centros consumidores do país e corresponde, por exemplo, a mais de 30% da eletricidade consumida no Estado do Rio de Janeiro, proporção que se ampliará consideravelmente quando Angra 3, terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA estiver concluída.