Na sexta-feira (14/10), começou a funcionar a primeira luminária inteligente com antena integrada 5G em Campina Grande, no Estado da Paraíba. O equipamento está instalado em frente à prefeitura municipal, na Av. Marechal Floriano Peixoto.
Equipamento
Idealizada no âmbito do programa Conecta 5G, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a luminária é um dispositivo multifuncional que, além da lâmpada de led, comporta uma antena com internet 5G, câmera de videomonitoramento com capacidade de reconhecimento facial; sensor de ruído; rede Wi-Fi; e programa de gestão semafórica.
Iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, a aquisição da luminária foi realizada sob amparo de modelagem jurídica desenvolvida pela ABDI e que permite a contratação de soluções inovadoras. Durante o evento de inauguração do equipamento, uma apresentação de forró demonstrou a velocidade do 5G e sua baixa latência. Uma banda de forró e dançarinos, dispostos em locais diferentes atuaram simultaneamente.
O projeto de instalação da luminária em Campina Grande parte de uma parceria entre a prefeitura e as empresas Qualcomm Technologies Inc.; Airspan; Juganu; Padtec; Trópico; V.tal; Motorola; e Brisanet.
“A luminária inteligente vai melhorar a infraestrutura tecnológica de Campina Grande e apoiar a transformação digital da cidade e da economia local. Esse é o objetivo do Conecta 5G, programa que criou o modelo do uso de iluminação pública para abarcar as antenas 5G”, ressaltou Tiago Faierstein, gerente da Unidade de Novos Negócios da ABDI.
A instalação das luminárias inteligentes com antena 5G começou em julho deste ano. Curitiba (PR) foi a primeira capital brasileira a receber a tecnologia. Na sequência vieram outras três cidades: Sorocaba, no interior de São Paulo; Araguaína, em Tocantins, e Campina Grande. Ao todo, 30 municípios brasileiros vão receber a tecnologia. O programa vai funcionar, no primeiro momento, em caráter de teste, em uma zona urbana limitada por cada prefeitura.
Conexão 5G
De modo geral, a rede 5G vai habilitar tecnologias que terão impacto na economia e que vão melhorar a vida das pessoas, como telemedicina, sensores nas cidades, medidores inteligentes, entre outras. “Vai melhorar a segurança pública, mobilidade, saúde e educação. Oferecerá melhor conexão nas escolas, para as aulas on-line, por exemplo”, acrescenta Tiago.
O 5G potencializa a velocidade de envio e recebimento de dados, garantindo rápida comunicação entre aparelhos interligados a longa distância. Essa tecnologia proporcionará diversos benefícios tanto para a gestão pública quanto para os cidadãos: permitirá o envio instantâneo de imagens de câmeras de videomonitoramento, beneficiando a segurança pública; a gestão de tráfego em tempo real, a partir de semáforos conectados que ajustam a cadência e o tempo de luz, otimizando o fluxo de veículos e evitando o congestionamento das vias.
Para usufruir do 5G, as cidades precisam adequar as legislações de cada localidade à Lei Geral de Antenas (13116/2015), um processo que pode causar lentidão para o acesso. Com a luminária inteligente, os municípios resolvem esta questão de infraestrutura, porque o equipamento é instalado nos postes de iluminação pública.
A informação é da ABDI.