Criar conexões de valor, que possibilitem o estreitamento entre marca e público e claro, que influencie na decisão de compra perante a concorrência é o desejo de muitas (senão todas) as empresas. É para isso que existe o Branding. O Branding nada mais é do que uma estratégia de gestão de marca e para falar um pouco mais sobre esse assunto, convido Laura Bomfim, integrante do time de criação da Ipanema Growth & Sales.
“O Branding é conhecido como uma estratégia que permite a criação de laços entre público e marca a partir da identificação de valores similares entre esses dois agentes. Quer um exemplo? Red Bull. A Red Bull chegou no mercado em 1987 e, desde então, vende mais de 5 bilhões de latas anualmente em mais de 140 países. Há três décadas a marca vem se consolidando como o energético dos atletas, estando presente em eventos esportivos, fazendo campanhas com salto de paraquedas, tendo equipes em competições automobilísticas mundiais, como o Red Bull Racing, time em campeonato de futebol nacional, como o Red Bull Bragantino e muito mais.
Mas qual o objetivo da marca, nesse caso? Atrelar o seu produto a sensações como aventura, movimento, um estilo de vida energético e destemido. Afinal, ‘Red Bull te dá asas’. O resultado é uma legião de fãs, principalmente nas redes sociais: cerca de 47 milhões de seguidores no Facebook e 16,4 milhões no Instagram.
Mas mais do que fãs, o Branding te traz conversão. É o que consta na pesquisa divulgada pela Criável, 65% dos consumidores conectam-se emocionalmente às marcas que consomem e 83% dos brasileiros compram marcas alinhadas com seus valores pessoais.
Assim, para executar um Branding assertivo é preciso entender qual é o seu público ideal, definir os valores, propósitos e a identidade da sua marca. Importante lembrar que identidade vai além do visual, abrange também a personalidade que o seu produto/serviço possui. Assim como outros pontos também necessitam de atenção, como o conteúdo a ser transmitido, o tom de voz da sua marca, os canais em que ela estará presente e claro, a tratativa com o seu público.”
Portanto, é possível entender a necessidade da estruturação bem feita do Branding do seu negócio e como ele pode te auxiliar em diferentes etapas do seu funil de vendas, desde a atração, até a conversão.
Gostou? Fique atento aos nossos conteúdos!










