Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Empreendedorismo depois dos 50 – Por Alice Salvo Sosnowski

Alice Sosnowski

O sucesso no empreendedorismo maduro passa por desenvolver habilidades comportamentais e estar atento a Gerar, Entregar e Capturar valor com o negócio.

Você sabia que empreendedores acima dos 50 anos têm mais chances de sucesso na abertura de um negócio? Essa é a conclusão de uma pesquisa recente divulgada pela consultoria Empreendabilidade que mostra também que esta população representa 30,7% do total de empreendedores no Brasil.

Apesar do preconceito contra a idade (o chamado etarismo) ainda ser forte no mercado de trabalho formal, os resultados nos negócios têm mostrado que os  empreendedores mais velhos têm mais experiência e trazem na bagagem profissional um networking que facilita o caminho. E, apesar de ser uma geração que não nasceu no universo digital, eles têm adotado o “lifelong learning” e aprendido com dedicação as novas tecnologias.

A verdade é que daqui a dez anos, mais da metade da população economicamente ativa do Brasil será composta por pessoas entre 50 e 59 anos. Por isso, o importante é expandir os horizontes do empreendedorismo 50+ aproveitando a maturidade para desenvolver habilidades necessárias na jornada empreendedora. 

Segundo a educadora Mara Sampaio, autora do livro Empreender na maturidade: Reinvente-se (Editora Senac, 2020), o sucesso no empreendedorismo maduro passa por desenvolver também habilidades comportamentais que nem sempre estiveram presentes no repertório dessa geração, como: 

1) A autoconfiança, ou seja, a capacidade de ousar e de assumir riscos para criar um negócio inovador.

2) A autonomia, que se refere à capacidade de tomar decisões em situações de incertezas para se adaptar ao mercado atual que vive em constante mudança.

3) A autorresponsabilidade, que é a capacidade de se responsabilizar pelo processo e pelo resultado para que o empreendimento se torne sustentável.

4) A alteridade, que é a capacidade de entender os problemas do mundo pela perspectiva do cliente e agir para servi-lo com empatia.

Além dessas habilidades fundamentais, eu sempre digo que os empreendedores precisam estar atentos a Gerar, Entregar e Capturar valor com o seu negócio, seja ele qual for. O que isso significa? Encontrar um problema que precisa ser resolvido, entender exatamente o ponto de vista do cliente e, a partir daí, criar e entregar uma solução satisfatória a ponto do cliente perceber valor e estar disposto a pagar por isso. Esse é o pulo do gato para qualquer empreendedor, independentemente da idade. 

*Artigo de Opinião – Por Alice Salvo Sosnowski é jornalista, escritora, professora, especialista em empreendedorismo e soft skills, criadora da metodologia O pulo do gato empreendedor©, foi eleita em 2019 uma das Top Voices no LinkedIn. Também é mestranda em empreendedorismo pela FEA/USP. É autora do livro Empreendedorismo para Leigos.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas