O gestores da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), na manhã da terça-feira (1/11), conheceram em Portugal o Taguspark, importante polo de ciência e tecnologia localizado no município de Oeiras, na grande Lisboa, que gera 16 mil empregos em 150 hectares, por meio de 160 empresas e 20 startups.
O Taguspark foi criado por iniciativa governamental em 1992 constituindo uma peça central de uma estratégia de desenvolvimento municipal (hoje corporizada no conceito Oeiras Valley) para a atração de empresas tecnológicas com o objetivo de transformar Oeiras num território de desenvolvimento único em Portugal. Seu capital atual é de € 21.750.000,00 (cerca de R$ 110.707.500,00 pelo câmbio atual)
Participaram da visita: o presidente da Adece, Francisco Rabelo, e o diretor de Suporte a Negócios, Joaquim Perucio. “O Tagus é uma inspiração para outras regiões. As empresas instaladas no Tagus representam 17% do PIB de Portugal com apenas 1,7% da população do país”, destacou, em nota, o presidente da Adece.
“Empresas de base tecnológica têm despontado nos últimos anos e, junto ao turismo, alavancam a economia do país”. A visita foi organizada pela Atlantic Hub e Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil com o intuito de conhecer e se aprofundar com a operação do polo empresarial.

								
											








