Com o objetivo de alcançar o equilíbrio entre o consumo de matérias primas e a responsabilidade ambiental, empresas de diversos segmentos têm adotado práticas mais sustentáveis em seus processos. Um exemplo disso são os bancos, que embora não estejam no ranking das empresas que mais impactam o meio ambiente, podem reduzir significativamente a produção de lixo na sua rotina ao diminuir o uso de papel e plástico em suas demandas de trabalho. Esta consciência sobre a produção de lixo tem sido uma das prioridades do Banco Cetelem, por exemplo.
A grande preocupação, no entanto, não é apenas o alto volume de resíduos gerados pela população brasileira, mas também a baixa taxa de reciclagem desse lixo, que gira em torno de 1,3%, segundo dados da ONG WWF Brasil. Para Jéssica Konishi, Gerente Executiva de Marketing Estratégico & Vendas do Banco Cetelem, é necessário que, além dos cidadãos, as empresas também se mobilizem para reduzir a utilização de plástico em seus processos. “Ainda que o segmento bancário esteja longe de ser um dos mais poluentes do mundo, a responsabilidade precisa ser de todos”, afirma. A executiva defende que os bancos podem e devem rever suas práticas e processos para diminuir o impacto ambiental e lista abaixo algumas ações que podem contribuir com o consumo mais consciente.
Cartões de rPVC
Uma das iniciativas mais recentes no setor é o uso de cartões produzidos com PVC reciclado. O Banco Cetelem, por exemplo, já iniciou a transição de 100% de seus cartões para a versão com plástico reciclado. Mais de meio milhão de unidades foram enviadas aos clientes, desde o início de 2021.
“O Cetelem foi uma das primeiras instituições a investir na produção de cartões reciclados. Com isso, o banco deixou de emitir 3.693 Kg de dióxido de carbono na atmosfera”, calcula a gerente. O novo cartão é produzido a partir de PVC reciclado e possibilita a diminuição de 3,18 gramas de plástico em relação ao modelo tradicional, sem perder em qualidade ou durabilidade.
Copos sustentáveis
Quando o assunto é preservação do meio ambiente, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Este é o caso clássico do uso de copos descartáveis. “É muito comum que empresas ofereçam os famosos copos de plástico para os colaboradores utilizarem uma só vez e, em seguida, descartar. No entanto, com um pequeno ajuste de hábitos é possível abrir mão desta prática e adotar a utilização do copo individual”, destaca. “Neste modelo, os trabalhadores levam seus copos e canecas e se responsabilizam por eles.
Adeus às impressões
Para produzir uma tonelada de papel, são necessárias 11 árvores. Considerando o consumo médio do brasileiro, que é de 44 kg por ano, cada pessoa utiliza cerca de meia árvore.
No entanto, com o mundo cada vez mais digitalizado, o uso de papel tem sido menos frequente dentro das instituições financeiras. Muitas empresas deixaram de enviar correspondências aos clientes e passaram a utilizar e-mails e mensagens de texto como meio oficial de comunicação. “Neste sentido, o Banco Cetelem conseguiu migrar 95% dos seus clientes para o recebimento apenas da fatura digital, sem a necessidade de impressão. Além disso, é possível formalizar contratos de empréstimo consignado e de cartões de crédito via QRcode e jornada onboarding pelo WhatsApp e SMS, por exemplo”, finaliza a gerente.