Hellmann’s, marca de alimentos da Unilever nas categorias de condimentos, anunciou, nesta segunda-feira (07), que todos os seus frascos de Ketchup passarão a ser fabricados com plástico 100% reciclado (resina PET PCR). Com este compromisso, Hellmann’s se torna a líder do movimento na categoria. A mudança se inicia pelo portfólio de Ketchup da marca e irá avançar com a implementação para os demais itens nos próximos anos de forma estruturada e gradual como resultado de uma forte agenda de sustentabilidade, seguindo um plano de desenvolvimento da cadeia visando avanços constantes de implementação de resina reciclada para a marca.
“Estamos muito orgulhosos com esse anúncio, o uso de plástico reciclado sempre foi um grande desafio na cadeia alimentícia e é algo que requer investimento e um forte trabalho de educação com consumidor para aceitação e entendimento dessa mudança. Liderando esse movimento com Hellmann’s, estamos dando um grande passo para um futuro mais sustentável e esperamos incentivar a indústria, fornecedores e outras marcas a se juntarem a nós”, disse Carolina Riotto, Diretora de Marketing de Hellmann’s.
Os novos frascos 100% reciclados de Ketchup Hellmann’s passam por um processo extremamente cuidadoso de produção que garante a qualidade e segurança dos produtos Hellmann’s. Eles são similares aos produzidos com a resina de plástico virgem e o consumidor só consegue notar a diferença em função de uma leve alteração de cor no plástico e pelo rótulo, que agora indica o uso de plástico reciclado.
Com as mudanças nos frascos do portfólio da marca, no Brasil a Hellmann’s pretende retirar 1.000 toneladas de plástico virgem da natureza por ano. O movimento está alinhado ao objetivo global da Unilever de reduzir pela metade o uso do plástico em todas as marcas da companhia. Além disso, um outro objetivo da companhia é adotar embalagens plásticas 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e coletar e reprocessar mais plástico do que vendem até 2025.
Respeito ao Meio Ambiente
Esse é um importante primeiro passo e a marca tem como objetivo seguir liderando essa agenda de desenvolvimento de toda a cadeia de fornecedores e indústria, alinhada à crescente demanda de consumidores que buscam cada vez mais opções sustentáveis. De acordo com dados do estudo “Who Cares? Who Does?” da Kantar Worldpanel + GFK, realizado em junho de 2022 com 3.400 lares no Brasil, 51,8% dos consumidores alegam procurar comprar produtos embalados de maneira que respeite o meio ambiente.
As novas embalagens de Ketchup Hellmann’s estarão disponíveis exclusivamente a partir de outubro de 2022 nas bandeiras do Grupo Carrefour Brasil (Carrefour, BIG, BIG Bom Preço, Nacional), que já conta com práticas sustentáveis consolidadas no mercado e é um importante parceiro que apoia a marca Hellmann’s em suas agendas de inovação e sustentabilidade. A partir de dezembro do mesmo ano, o produto estará disponível nos principais pontos de venda por todo Brasil.
Sustentabilidade
A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico, substituindo o plástico virgem pelo reciclado, tem avançado a cada ano desde 2017 e influenciado a circularidade do material no país. A principal estratégia da Unilever em todos os segmentos de atuação e elemento essencial para atingir as metas traçadas no Unilever Compass, no pilar “Um Mundo Livre de Resíduos”, é usar outros tipos de materiais e repensar como os produtos são projetados, desenvolvendo novos modelos de negócios, novo design de embalagens, e novas experiências de compra para os consumidores.