Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Agropecuária Jacarezinho oferta touros Nelore CEIP de alta performance em leilão virtual

A pecuária leiteira no Ceará experimentou um notável crescimento em 2022, de acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foto: Tobi/Pexels

Nesta quarta-feira (16), com início às 19h30 (horário de Brasília), a Agropecuária Jacarezinho promoverá um leilão especial, com a oferta de 100 Touros Nelore CEIP DECA 1 e 2 no programa da CIA de Melhoramento. Os animais serão apartados em baterias que atendem a diferentes interesses. “Os investidores devem estar atentos aos índices de avaliação e seleção que melhor se encaixem em seus negócios”, orienta Lucas Motta, gerente comercial da Agropecuária Jacarezinho. O evento será virtual, com organização da Programa Leilões e transmissão pelo Canal do Criador.

Um exemplo são as fazendas interessadas em fêmeas de alta performance reprodutiva e maternal. Neste caso, as baterias classificadas pelo RMAt são as mais recomendadas. Características em relação à precocidade sexual, manutenção de ciclicidade nas estações reprodutivas e a qualidade dos bezerros ao desmame estão contempladas neste índice, compreendendo, ainda, o ajuste de peso na fase adulta.

A reconcepção das primíparas não é uma tarefa fácil, levando em consideracão as condições nutricionais fornecidas no Brasil Central. Já a preocupação da CIA de Melhoramento em relação ao tamanho – que deve ser ajustado à realidade da pecuária tropical – é porque este é um atributo diretamente ligado ao retorno financeiro.

“Quando alinhamos todas estas variáveis em um mesmo animal (precocidade sexual, reconcepção, qualidade do bezerro e peso adulto adequado), encontramos os grandes pais de vacas, ou melhor dizendo, os touros que apresentam os melhores índices RMAT”, esclarece Marcelo Almeida, responsável técnico da CIA de Melhoramento.
Resumindo, este índice traduz os quilos de bezerro/ano e também os diferenciais produtivos das filhas de um determinado reprodutor.

Já os pecuaristas preocupados em imprimir precocidade sexual em seus rebanhos, devem observar, de maneira isolada, o índice IPP (Idade ao Primeiro Parto). Através dele, centenas de pecuaristas vêm conseguindo induzir puberdade em novilhas com idades inferiores a 14 meses e com menor risco de perda gestacional.

Na contramão dos programas que se baseiam apenas no perímetro escrotal como indicador para precocidade sexual, a CIA de Melhoramento também considera na IPP os marcadores moleculares, representando avanços na ordem 23% na evolução dessa característica dentro do programa.

O alvo principal da CIA é produzir vacas que tenham sua primeira cria até 915 dias (30 meses) de idade. “Enxergamos a precocidade sexual como um dos pilares da pecuária de ciclo curto. Nestas últimas três décadas, nos esforçamos ao máximo para reduzir a idade ao primeiro parto e passamos a desafiar novilhas já a partir dos dez meses de idade, de forma a acelerar a seleção para precocidade sexual”, relata Lucas.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas