Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Entre os países do G20, desemprego caiu mais no Brasil, segundo ranking

Foto: Reprodução

O Brasil encabeça o ranking dos países do G20 em termos de queda nas taxas de desemprego. A taxa de desemprego do país caiu de 13,1 % em agosto de 2021 para 8,9 % no mesmo mês deste ano, uma queda de 4,2 pontos percentuais.

A lista elaborada pela Austin Rating, encomendada pela CNN Brasil Business, aponta o Brasil em primeiro lugar, seguido pela Espanha (-2,2 p.p.), Turquia (-2,1 p.p.), Canadá (-1,7 p.p.) e Estados Unidos (-1,5 p.p.).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil foi de 8,9 % no trimestre encerrado em agosto. O número representa uma queda de 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, encerrado em maio e é o menor nível desde o trimestre encerrado em julho de 2015 (8,7 %).

Os dados são da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Opiniões

Segundo Bruno Imaizumi, economista da LCA Consultores, se compararmos os países com maiores taxas de desemprego, o Brasil é um deles, o que significa que há espaço para uma queda mais acentuada.“Mesmo com esse recuo no índice, o nível de desemprego no país ainda está entre os maiores do G20”, aponta.

Imaizumi explica que o fenômeno da queda do desemprego não é exclusivo do Brasil, embora seja o que mais está recuando. “Uma das causas mais importantes para essa queda é a retomada da pandemia e a aceleração da vacinação, que cobriu uma parcela da população adulta no segundo semestre de 2021. Foi nesse período que as atividades mais dependentes de circulação de pessoas sinalizou uma retomada nas vagas de emprego”, explica.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas