Na Casa do Comércio, em recife, foi lançado o aplicativo CFC Legal, iniciativa liderada pelo Sindicato dos Centros de Formação de condutores do Estado de Pernambuco (Sindcfc-PE), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e o Detran PE. O aplicativo, que promete trazer mais facilidade e agilidade ao processo de retirada da primeira habilitação ao oferecer desde cursos online, agendamento de cursos práticos e assessoria de matrículas, está disponível para download nas lojas de aplicativos IOS e Android para todas as autoescolas estaduais e seus alunos, sendo posteriormente oferecido apenas para instituições filiadas à Associação de Centros de Treinamento.
“Estamos lançando um sonho que viemos traçando desde antes da pandemia, onde oferecemos facilidade e praticidade ao usuário, principalmente aqueles que estão retirando a sua primeira habilitação. Nós conseguimos, em parceria com a Fecomércio e o Detran, colocar no aplicativo para rodar com ferramentas de consulta de pontos de habilitação, emplacamento de veículo, renovação da carteira, dentre outros serviços”, comentou o presidente do Sindcfc-PE, Ygor Valença, durante a sua fala inicial no lançamento do aplicativo. O presidente ainda destacou o papel da Fecomércio durante todo o processo de criação da ferramenta, até o momento de entrega. “Quero agradecer à Fecomércio pela forma que a Federação abraçou esse sonho e nos apoiou desde o momento que chegamos com a ideia do aplicativo, disponibilizando equipe técnica, assessoria e equipe de design. E estamos aqui, hoje, para celebrar e lançar para todo o Estado essa ferramenta que, com toda certeza, marcará um grande avanço para o nosso Pernambuco e para a sociedade”, disse Valença.
Segundo o presidente do Sindcfc-PE, o aplicativo deve facilitar os processos inclusive para pessoas que não têm muita habilidade com tecnologia ou meios digitais. “O que estamos fazendo é ser um facilitador para essas pessoas, criamos um aplicativo com a marca do sindicato e com isso sabemos que ali vão estar empresas associadas e os serviços prestados e emitidos pelo Detran. Toda a documentação é homologada tanto pelo Denatran, quanto pelo Departamento de Trânsito. Todas as aulas práticas e teóricas, inclusive as remotas, a serem realizadas pelas autoescolas, poderão ser solicitadas pelo nosso aplicativo e o aluno precisará ir no Detran apenas para a prova prática e tirar a sua foto final para a carteira”, pontuou Ygor.
O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, também falou um pouco sobre o aplicativo e sobre o papel dos sindicatos no fortalecimento da Federação e do sindicalismo pernambucano. “O objetivo da Fecomércio é, a partir dos sindicatos que fazem parte da Federação, buscar formas de melhorar a vida das pessoas que representamos. E, hoje, temos aqui um exemplo da força sindical com o lançamento dessa ferramenta que promete ser um dos maiores avanços que esse estado já viu. Para se ter uma ideia, mensalmente, só aqui em Pernambuco, temos cerca de 7 mil pessoas aptas para retirarem a sua habilitação, mas muitas delas não conseguem chegar até o final do processo. Por isso, quando nos foi falado pela primeira vez do aplicativo fomos entusiastas e abraçamos totalmente essa ideia que promete não só ajudar a tirar a carteira de motorista, mas também a manter a mesma sempre atualizada e, o melhor: sem precisar pegar filas ou até ter que percorrer grandes distâncias entre municípios para poder chegar a uma unidade do Detran”, salientou Bernardo Peixoto, que ainda deixou um recado para todos as autoescolas que não são associadas ao Sindcfc. “Faço aqui a minha humilde chamativa para que todos os donos de autoescolas que não fazem parte do sindicado que se sindicalize e façam parte desse novo passo, vocês vão ser muito bem atendidos por todos eles. Temos que criar esse sentimento de união para sermos mais fortes. Precisamos ser cada vez mais associativistas, pois quanto mais pessoas juntas, mais fortes serão os sindicatos e a Fecomércio”, finalizou Bernardo Peixoto.