Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Parceria na produção de biogás entre empresas permite abastecer o equivalente a 120 casas ao mês

Foto: Divulgação

Na região dos campos Gerais, no Paraná, uma parceria entre a Vapza, empresa especializada em alimentos cozidos no vapor e embalados a vácuo, e a Cooperativa Castrolanda permite o aproveitamento de resíduos orgânicos da produção industrial para a produção de biogás para geração de energia elétrica. A energia gerada a partir deste processo pode fornecer eletricidade para 120 residências por mês, enquanto recupera 100 toneladas de resíduos industriais.

“A parceria surgiu a partir da busca por novas alternativas de destinação de resíduos e encontramos no biodigestor a melhor escolha, pois ele é considerado a forma mais limpa e sustentável de destinação de resíduos orgânicos, sendo a única com pegada de carbono negativa”, comenta o CEO da Vapza, Enrico Milani.

A energia é direcionada para a Cooperativa de Geração Compartilhada de Energia Elétrica (Cogecom), responsável por receber os dados de outras usinas que operam nos formatos de energia renovável e enviá-los aos clientes com acesso ao crédito na fatura.

O biogás gerado é constituído principalmente por metano, gás carbônico e sulfeto de hidrogênio. O sulfeto, como elemento corrosivo, deve ser removido, portanto, o biogás deve ser tratado com filtros de hulha ativado. Em sequência, o biogás tratado é então alimentado ao gerador do motor de combustão interna que utiliza o gás metano desse processo para produzir energia.

O coordenador de energias renováveis da Castrolanda, Gilvan Plodowski, explica que o biodigestor da unidade industrial da Cooperativa está apto a receber resíduos de terceiros, o que torna possível a colaboração com a Vapza. “O mais interessante é que se trata de um modelo de tratamento de resíduos que é circular, ou seja, nada se perde. O resíduo recebido passa por fermentação e gera biogás, que é convertido em energia elétrica. Já o material fermentado vira biofertilizante que é aplicado nas lavouras dos cooperados” explica Płodowski.

O biogás tem vencido espaço no Brasil como fonte de energia limpa. Segundo o CIBiogás (Centro Internacional de Vitalidade Renovável – Biogás), o país produziu 2,35 bilhões de Nm³ (metros cúbicos normais) de composto em 2021, chegando a 755 usinas em operação. Segundo a entidade, o aumento na produção foi de 10% em relação ao ano anterior.

A parceria foi iniciada em julho deste ano a partir da destinação de resíduos orgânicos da Vapza. Para ser inserido no biodigestor da Castrolanda, o composto é homogeneizado e dosado de forma contínua. No equipamento, ocorre um processo biológico de decomposição anaeróbia da matéria orgânica, gerando biogás e biofertilizante.

A Vapza tem realizado investimentos para promover o desenvolvimento sustentável. No início deste ano, a empresa recebeu certificação “Aterro Zero” em razão do reaproveitamento de todo o resíduo industrial da companhia. Outra iniciativa que preza pela sustentabilidade é a parceria com a ACMRC (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro), que promove a doação de recicláveis como papel, plástico, vidros e eletrônicos gerados na fábrica a catadores de resíduos sólidos.

“Com essas mudanças, esperamos evoluir e agregar com ações cada vez mais sustentáveis. Acreditamos que com pequenas atitudes, juntos podemos transformar o mundo em um lugar melhor”, finaliza Milani.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas