Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Assuma o controle da sua autorresponsabilidade – Por Edna Goldoni

Foto: Linkedin

Sobre quase tudo o que acontece em nossa vida temos responsabilidade. Uma pequena parte fica por conta do acaso ou circunstâncias que fogem completamente do nosso controle. 

Assumir a responsabilidade pelos resultados que conquistamos ou não, em nossa vida pessoal e profissional é uma atitude que pode nos levar mais longe.

Quando temos esta postura diante de tudo e de todos, paramos de procurar culpados e de nos colocar no papel de vitima, e assim seguimos com foco em nós mesmos.

Principalmente em nossa capacidade de realizar. Quanto mais nos conhecemos e nos desenvolvemos, mais rápido conquistaremos tudo que almejamos, porque uma certeza eu tenho… realizar nossos sonhos só depende de nós.

O que é autorresponsabilidade

A autorresponsabilidade está relacionada à consciência que temos de que somos os únicos responsáveis pelos resultados que conquistamos e a forma como reagimos aos acontecimentos.

Trata-se da habilidade emocional e racional de nos responsabilizarmos por grande parte dos acontecimentos de nossa vida adulta.

Sabemos que muitas das experiências ruins que vivemos, simplesmente acontecem sem nossa interferência e controle, mas até sobre estas podemos escolher sobre como reagir. É assim que passamos a ter controle de nossas ações e consequentemente de nossa vida.

Vamos dar dois exemplos para ficar mais claro.

Por exemplo, no caso de uma mulher que sofre uma violência, ela não é responsável pelo comportamento do outro. Contudo, ela pode escolher denunciar, se afastar e analisar melhor as pessoas antes de se relacionar com elas para evitar repetir o mesmo acontecimento.

No caso de um funcionário que trabalha num ambiente tóxico, ele pode escolher entre continuar ali ou traçar um plano para conseguir um novo emprego. 

Então percebam que para a maioria das situações, adversas ou não, podemos tomar atitudes que nos beneficiem no curto, médio ou longo prazos. 

Praticar a autorresponsabilidade nos ajuda a galgar posições mais estratégicas na carreira, pois profissionais com essa atitude, tem mais capacidade de inovação, melhoria contínua e de solucionar problemas. 

As seis leis da autorresponsabilidade 

Não é fácil mudar a nossa atitude, isso leva tempo até que se torne algo natural. Para facilitar o desenvolvimento da autorresponsabilidade podemos utilizar destas regras.

 Com elas você poderá analisar melhor que tipo de reação pode ter diante de cada situação.

  1.  Se for para criticar os outros, cale-se;
  2.  Se for pra reclamar, dê sugestão;
  3.  Se for para buscar culpados, busque solução;
  4.  Se for para se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  5.  Se for para justificar seus erros, aprenda com eles;
  6.  Se for para julgar as pessoas, julgue suas atitudes.

Quais as vantagens de uma atitude responsável?

Quando assumimos os resultados de nossas ações, melhoramos enquanto pessoa e profissional, além de impactar positivamente os ambientes e as pessoas com as quais nos relacionamos.

  • Mudamos nossos hábitos, dando soluções para o que não funciona;
  • Nos conhecemos melhor (autoconhecimento);
  • Melhoramos nossa habilidade de nos relacionar;
  • Reduzimos as crenças que nos limitam;
  • Ampliamos a visão, com novas perspectivas sobre as situações;
  • Temos menos frustrações;
  • Adquirimos capacidade de reação;
  • Reduzimos os conflitos.

 Além de tudo isso, crescemos e nos fortalecemos, colocando os problemas em seu devido lugar, nunca deixando que eles sejam maiores que nós.

No final, é sempre sobre nós…

Aproveito para deixar aqui sugestão de alguns livros que podem te ajudar a aprofundar o conhecimento sobre este tema.

  • O poder da autorresponsabilidade – Paulo Vieira Ph.D.
  • Comece pelo porquê – Simon Sinek
  • Mindset – a nova psicologia do sucesso – Carol S. Dweck Ph.D.
  • Um dia sem reclamar – Davi lago e Marcelo Galuppo

*Opinião – Artigo Por Edna Vasselo Goldoni, Presidente e Fundadora do IVG, Empreendedora Social, HR Influencer2021 – 1º lugar Brasil, CEO da VG Desenv. Humano, Aliada da ONU Mulheres, Idealizadora do Mentoria para Mulheres e Semeando Pérolas.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas